Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorANDRADE, Flávia Gymena Silva de-
dc.date.accessioned2019-10-04T19:36:43Z-
dc.date.available2019-10-04T19:36:43Z-
dc.date.issued2019-03-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209-
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo compreender as concepções dos professores de enfermagem na adoção das metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula. Justificamos a escolha do tema a partir da necessidade de refletir sobre a prática docente e como ela se relaciona com as percepções desses professores sobre as metodologias adotadas. Para isso elaboramos uma metodologia dividida em 4 etapas a saber: levantamento do perfil do professor, observação em sala de aula, preenchimento do questionário e a visualização de vídeos de outros professores lecionando. Analisamos os dados a partir da análise do conteúdo que compreende a pré-análise; exploração do material; tratamento dos dados e interpretação. Nos resultados percebemos que muitas vezes a percepção e concepção sobre metodologias de ensino não convergiam entre si, identificando uma dicotomia entre teoria e prática, sobretudo quando falamos em professores profissionais de enfermagem, visto que não há um curso de formação de professores para esta área. Assim, podemos perceber que a falta de reflexão sobre suas práticas acaba que evidenciando as incoerências entre a ação e o discurso. Trazer a reflexão acerca da prática docente de cada professor através do arcabouço planejado para a pesquisa e conseguir identificar as metodologias de ensino utilizadas por eles na formação em enfermagem, permitiu perceber as lacunas conceituais que os professores têm de cada metodologia.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino - Metodologiapt_BR
dc.subjectProfessores de enfermagem – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectPrática de ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores - Formação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores – Avaliação - Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAnálise do discurso – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleConcepções dos professores de enfermagem quanto à adoção de metodologias de ensino em suas práticas de sala de aulapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0575476645091854pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4904671337447452pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to understand the conceptions of nursing teachers in the adoption of teaching methodologies in their classroom practices. We justify the choice of this topic from the need to reflect on the teaching practice and how it relates to the perceptions of these teachers about the methodologies adopted. For that, we elaborated a methodology divided into 4 steps: teacher profile survey, classroom observation, questionnaire and video visualization of other teachers teaching. We analyzed the data from the analysis of the content comprising the pre-analysis; exploitation of the material; data processing and interpretation. In the results we noticed that many times the perception and conception about teaching methodologies did not converge, identifying a dichotomy between theory and practice, especially when we talk about professional nursing teachers, since there is no teacher training course for this area. Thus, we can see that the lack of reflection on their practices ends up evidencing the inconsistencies between action and discourse. Rising the reflection about the teaching practice of each teacher through the framework planned for the research and identifing the teaching methodologies used by them in the nursing training, allowed us to realize the conceptual gaps that teachers have of each methodology.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Flávia Gymena Silva de Andrade.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons