Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209
Share on
Title: | Concepções dos professores de enfermagem quanto à adoção de metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula |
Authors: | ANDRADE, Flávia Gymena Silva de |
Keywords: | Ensino - Metodologia; Professores de enfermagem – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE); Professores - Formação – Caruaru (PE); Professores – Avaliação - Caruaru (PE); Análise do discurso – Caruaru (PE) |
Issue Date: | 8-Mar-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo compreender as concepções dos professores de enfermagem na adoção das metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula. Justificamos a escolha do tema a partir da necessidade de refletir sobre a prática docente e como ela se relaciona com as percepções desses professores sobre as metodologias adotadas. Para isso elaboramos uma metodologia dividida em 4 etapas a saber: levantamento do perfil do professor, observação em sala de aula, preenchimento do questionário e a visualização de vídeos de outros professores lecionando. Analisamos os dados a partir da análise do conteúdo que compreende a pré-análise; exploração do material; tratamento dos dados e interpretação. Nos resultados percebemos que muitas vezes a percepção e concepção sobre metodologias de ensino não convergiam entre si, identificando uma dicotomia entre teoria e prática, sobretudo quando falamos em professores profissionais de enfermagem, visto que não há um curso de formação de professores para esta área. Assim, podemos perceber que a falta de reflexão sobre suas práticas acaba que evidenciando as incoerências entre a ação e o discurso. Trazer a reflexão acerca da prática docente de cada professor através do arcabouço planejado para a pesquisa e conseguir identificar as metodologias de ensino utilizadas por eles na formação em enfermagem, permitiu perceber as lacunas conceituais que os professores têm de cada metodologia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávia Gymena Silva de Andrade.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License