Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209
Comparte esta pagina
Título : | Concepções dos professores de enfermagem quanto à adoção de metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula |
Autor : | ANDRADE, Flávia Gymena Silva de |
Palabras clave : | Ensino - Metodologia; Professores de enfermagem – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru (PE); Professores - Formação – Caruaru (PE); Professores – Avaliação - Caruaru (PE); Análise do discurso – Caruaru (PE) |
Fecha de publicación : | 8-mar-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | Este trabalho teve como objetivo compreender as concepções dos professores de enfermagem na adoção das metodologias de ensino em suas práticas de sala de aula. Justificamos a escolha do tema a partir da necessidade de refletir sobre a prática docente e como ela se relaciona com as percepções desses professores sobre as metodologias adotadas. Para isso elaboramos uma metodologia dividida em 4 etapas a saber: levantamento do perfil do professor, observação em sala de aula, preenchimento do questionário e a visualização de vídeos de outros professores lecionando. Analisamos os dados a partir da análise do conteúdo que compreende a pré-análise; exploração do material; tratamento dos dados e interpretação. Nos resultados percebemos que muitas vezes a percepção e concepção sobre metodologias de ensino não convergiam entre si, identificando uma dicotomia entre teoria e prática, sobretudo quando falamos em professores profissionais de enfermagem, visto que não há um curso de formação de professores para esta área. Assim, podemos perceber que a falta de reflexão sobre suas práticas acaba que evidenciando as incoerências entre a ação e o discurso. Trazer a reflexão acerca da prática docente de cada professor através do arcabouço planejado para a pesquisa e conseguir identificar as metodologias de ensino utilizadas por eles na formação em enfermagem, permitiu perceber as lacunas conceituais que os professores têm de cada metodologia. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34209 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Flávia Gymena Silva de Andrade.pdf | 1,19 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons