Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34212

Share on

Title: Metodologias ativas e práticas de ensino: uma análise de docentes enfermeiros em Caruaru
Authors: VASCONCELOS, Andreza Cavalcanti
Keywords: Enfermagem – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru(PE); Professores de enfermagem – Caruaru (PE); Professores – Avaliação – Caruaru (PE); Aprendizagem ativa – Caruaru (PE)
Issue Date: 14-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Diante das inquietações que permeiam a formação dos docentes da área da saúde, que têm formação em bacharelado, e na tentativa de buscar subsídios que levem à experimentação de métodos inovadores de ensino e aprendizagem, pode-se perceber que o tempo e o esforço dedicado ainda se relacionam, em sua maioria, à concepção pedagógica tradicional. Tendo em vista a ausência de formação do enfermeiro enquanto docente e as suas necessidades formativas voltadas para a pratica pedagógica. A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as metodologias ativas podem aprimorar a prática pedagógica do enfermeiro docente na Educação Superior. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, com enfermeiros docentes da educação superior, em que se utilizou a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que devido à ausência de formação pedagógica os enfermeiros têm dificuldades em exercer a prática docente e buscam qualificar-se por meio da educação continuada. Conclui-se que investigar a formação pedagógica dos docentes na educação superior é de extrema relevância pelo primeiro motivo que é a escassez de artigos na área de educação, e principalmente quando se dedicam ao estudo da atuação do professor em sala de aula.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34212
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Andreza Cavalcanti Vasconcelos.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons