Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34212

Comparte esta pagina

Título : Metodologias ativas e práticas de ensino: uma análise de docentes enfermeiros em Caruaru
Autor : VASCONCELOS, Andreza Cavalcanti
Palabras clave : Enfermagem – Estudo e ensino – Caruaru (PE); Prática de ensino – Caruaru(PE); Professores de enfermagem – Caruaru (PE); Professores – Avaliação – Caruaru (PE); Aprendizagem ativa – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 14-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Diante das inquietações que permeiam a formação dos docentes da área da saúde, que têm formação em bacharelado, e na tentativa de buscar subsídios que levem à experimentação de métodos inovadores de ensino e aprendizagem, pode-se perceber que o tempo e o esforço dedicado ainda se relacionam, em sua maioria, à concepção pedagógica tradicional. Tendo em vista a ausência de formação do enfermeiro enquanto docente e as suas necessidades formativas voltadas para a pratica pedagógica. A pesquisa teve como objetivo analisar de que forma as metodologias ativas podem aprimorar a prática pedagógica do enfermeiro docente na Educação Superior. Trata-se de um estudo descritivo, exploratório de abordagem qualitativa, com enfermeiros docentes da educação superior, em que se utilizou a técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados indicam que devido à ausência de formação pedagógica os enfermeiros têm dificuldades em exercer a prática docente e buscam qualificar-se por meio da educação continuada. Conclui-se que investigar a formação pedagógica dos docentes na educação superior é de extrema relevância pelo primeiro motivo que é a escassez de artigos na área de educação, e principalmente quando se dedicam ao estudo da atuação do professor em sala de aula.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34212
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Andreza Cavalcanti Vasconcelos.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons