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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221

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Título: O tecnobrega é pop: cosmopolitismo, crítica musical e valor na música popular periférica
Autor(es): OLIVEIRA, Cristiano Nascimento
Palavras-chave: Cosmopolitismo estético; Valor; Crítica; Tecnobrega
Data do documento: 26-Fev-2015
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: A dissertação discute o processo de construção de valor do gênero musical tecnobrega, a partir da análise das críticas publicadas na imprensa sobre os trabalhos – videoclipes, álbuns, shows etc. – de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Inicialmente, procura-se contextualizar o tecnobrega dentro do contexto mais amplo da música popular periférica, ressaltando a visibilidade midiática e acadêmica alcançada pelas diversas produções incluídas nessa retranca. São discutidas questões como circularidade cultural e cosmopolitismo estético que estão diretamente relacionadas com as estratégias de valoração do tecnobrega. Em um segundo momento, buscase compreender o papel da crítica no processo de reconhecimento cultural e estético de determinadas expressões musicais, em um período marcado pela intensa utilização de blogs e sites de redes sociais. Por fim, parte-se para o exame das críticas sobre a obra de Gaby Amarantos e Gang do Eletro. Nesse exercício analítico, foram identificadas quatro estratégias ou elementos de valoração que foram utilizados de forma recorrente pelos intermediários culturais: Performances; Matrizes Culturais; Espaços de Circulação e Premiações. Dessa forma, busca-se contribuir para a compreensão das dinâmicas de reconhecimento estético e de valor musical dentro da música popular massiva.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34221
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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