Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34435
Comparte esta pagina
Título : | Processos imaginativos de estagiária sobre a experiência de intervenção em psicologia clínica |
Autor : | MELO, Taciana Feitosa de |
Palabras clave : | Psicologia cognitiva; Imaginação - Psicologia; Psicologia étnica; Semiótica |
Fecha de publicación : | 5-may-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | A imaginação como elemento importante ao desenvolvimento humano e no que tange aos processos educacionais, tem sido mais recentemente destacada. Os estudos desenvolvidos por Sloan, que fala da emoção imaginativa, Held e Warnock, que defendem um educar para imaginar, são mencionados por Girardello (2011), que destaca um avanço no campo acadêmico para reconhecer a importância da imaginação na Educação. Nesta direção, o presente estudo tem por objetivo apresentar como se dão os processos imaginativos desenvolvidos por uma jovem, por nós chamada de Rosa, concluinte da graduação em Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco, em relação as suas primeiras experiências de estágio em Psicologia Clínica. Tomamos como referencial teórico estudos recentes da Psicologia Cultural Semiótica que esclarecem a relação sujeito mundo em acordo com a unidade quadrática desenvolvida por Valsiner (2014) a partir dos estudos de Stern. A proposição de imaginação que adotaremos é apresentada por Tateo (2015, 2017), na qual a dinâmica dos processos imaginativos envolve o recurso às noções de Gegenstand, Direcionalidade e Resistência. Nossa análise foi realizada com base nos fragmentos das três entrevistas realizadas com a participante, bem como de suas produções através do Scrapbook, tendo a primeira entrevista sido realizada antes da intervenção da estagiária e a segunda e terceira entrevista, realizadas depois desta primeira experiência de intervir num atendimento supervisionado. Os resultados indicam que a imaginação pode ser uma possibilidade para iluminar a discussão sobre a formaçãodo estágioe contribuir com o esforço de um campo fundamental para a Ciência, que envolve a conclusão de um processo educacional e de futuros profissionais. Com a experiência investigada da participante Rosa, foi possível oportunizar, através da imaginação, o alcance de melhorias significativas quanto ao estágio, que permitem o vislumbre da dinâmica, cheia de tensões e incertezas ligadas ao papel do estagiário. |
Descripción : | LIMA, Ana Karina Moutinho, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: MOUTINHO, Karina |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34435 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Taciana Feitosa De Melo.pdf | 3,33 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons