Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34651
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Artur Stamford da | - |
dc.contributor.author | BASTOS JUNIOR, Ronaldo Carvalho | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-15T17:38:21Z | - |
dc.date.available | 2019-10-15T17:38:21Z | - |
dc.date.issued | 2018-09-04 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/34651 | - |
dc.description | BASTOS JUNIOR, Ronaldo Carvalho, também é conhecido em citações bibliográficas por: BASTOS, Ronaldo | pt_BR |
dc.description.abstract | Esta Tese pretende investigar como o sistema de freios e contrapesos, adotado pela constituição dos Estados Unidos, foi modificado no processo da sua recepção na América Latina, de modo que o presidencialismo americano se tornou hiperpresidencialismo latino-americano. Mais especificamente, pretende investigar os conflitos ocorridos no Equador após a instauração do movimento “Novo Constitucionalismo Latino-americano”, que embora tenha mantido o hiperpresidencialismo característico do constitucionalismo anterior, incluiu no desenho constitucional uma série de instituições participativas, bem como organismos de controle da ação governamental, com o fim de equilibrar o exercício do poder. A escolha do Equador se justifica porque, segundo a literatura, ele possui um dos mais fortes sistemas presidenciais da América Latina, bem como é o país da região que mais utiliza mecanismos de democracia direta convocados pelo Presidente da República. Especificamente, analisamos os efeitos do hiperpresidencialismo na relação Executivo- Legislativo, na prática da democracia direta e em uma demanda social concreta, o caso Yasuní-ITT. A conclusão que a Tese chegou foi que as instituições participativas não conseguiram equilibrar o sistema político equatoriano, tendo as decisões do Executivo sido preponderantes em relação às demandas oriundas da participação popular, bem como do próprio Legislativo, e que isto foi proporcionado pelo desenho constitucional hiperpresidencialista. A metodologia utilizada foi o direito constitucional comparado e, como complemento, cálculos estatísticos. A pesquisa de campo envolveu, além da análise de constituições e legislações, bem como de decisões de órgãos públicos, pesquisa documental, votações na Assembleia Nacional e entrevistas informais com atores políticos. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Direito Constitucional | pt_BR |
dc.subject | Direito Comparado | pt_BR |
dc.subject | Presidencialismo - Estados Unidos | pt_BR |
dc.subject | Presidencialismo - Equador | pt_BR |
dc.title | O hiperpresidencialismo no Novo Constitucionalismo Latino-Americano: uma análise dos seus efeitos no regime político equatoriano | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9472747199739538 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0462686666423368 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Direito | pt_BR |
dc.description.abstractx | This thesis aims to investigate how the system of checks and balances, adopted by the United States Constitution, was modified in the process of its reception in Latin America, so that American presidentialism became Latin American hyperpresidentialism. More specifically, it intends to investigate the conflicts that occurred in Ecuador after the "New Latin American Constitutionalism" movement, which, although maintaining the hyperpresidentialism characteristic of previous constitutionalism, included in the constitutional design a series of participatory institutions, as well as instruments to control government action, in order to balance the exercise of power. The choice of Ecuador is justified because, according to the literature, it has one of the strongest presidential systems in Latin America, as well as is the country of the region that uses most direct democracy mechanisms convened by the President of the Republic. Specifically, we analyze the effects of hyperpresidentialism in the Executive-Legislative relationship, in the practice of direct democracy and in a concrete social demand, the Yasuní-ITT case. The conclusion reached by the thesis was that participatory institutions failed to balance the Ecuadorian political system, and the Executive's decisions prevailed over the demands stemming from popular participation, as well as from the Legislative itself, and that this was produced by the constitutional design of hyperpresidentialism. The methodology used was comparative constitutional law and, as a complement, statistical calculations. The fieldwork involved, in addition to the analysis of constitutions and legislation, as well as the decisions of public agencies, documentary research, polls in the National Assembly and informal interviews with political actors. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Esta tesis pretende investigar cómo el sistema de frenos y contrapesos, adoptado por la constitución de Estados Unidos, fue modificado en el proceso de su recepción en América Latina, de modo que el presidencialismo estadounidense se convirtió en hiperpresidencialismo latinoamericano. Más específicamente, pretende investigar los conflictos ocurridos en Ecuador tras la instauración del movimiento "Nuevo Constitucionalismo Latinoamericano", que aunque mantuvo el hiperpresidencialismo característico del constitucionalismo anterior, incluyó en el diseño constitucional una serie de instituciones participativas, así como organismos de control de la acción gubernamental, con el fin de equilibrar el ejercicio del poder. La elección de Ecuador se justifica porque, según la literatura, posee uno de los más fuertes sistemas presidenciales de América Latina, así como es el país de la región que más utiliza mecanismos de democracia directa convocados por el Presidente de la República. Específicamente, analizamos los efectos del hiperpresidencialismo en la relación Ejecutivo-Legislativo, en la práctica de la democracia directa y en una demanda social concreta, el caso Yasuní-ITT. La conclusión que la Tesis llegó fue que las instituciones participativas no lograron equilibrar el sistema político ecuatoriano, pues las decisiones del Ejecutivo fueron preponderantes en relación a las demandas oriundas de la participación popular, así como del propio Legislativo, y que esto fue proporcionado por el diseño constitucional hiperpresidencialista. La metodología utilizada fue el derecho constitucional comparado y, como complemento, cálculos estadísticos. La investigación de campo involucró, además del análisis de constituciones y legislaciones, así como de decisiones de órganos públicos, investigación documental, votaciones en la Asamblea Nacional y entrevistas informales con actores políticos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Direito |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Ronaldo Carvalho Bastos Junior.pdf | 1,89 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons