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Título : A formação do leitor crítico no ensino fundamental : uma proposta de ressignificação metodológica
Autor : GONÇALVES, Nathaly Caldas
Palabras clave : Leitura; Leitura crítica; Formação do leitor crítico
Fecha de publicación : 1-feb-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : GONÇALVES, Nathaly Caldas. A formação do leitor crítico no ensino fundamental: uma proposta de ressignificação metodológica. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A temática da presente pesquisa é uma proposta de ressignificação metodológica para a formação do leitor crítico, sendo construída pelo método qualitativo (MINAYO, 2013) do tipo colaborativo (PIMENTA, 2005), de natureza teórico-prática, em contexto de escola pública em Recife. A pesquisa dialoga com os documentos legais que fundamentam a formação do leitor no Brasil, entre os quais, Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017) e Lei 13.696, que trata do 1º marco legal da História brasileira voltado especificamente para a formação de leitores. A pesquisa dialoga ainda com as contribuições teóricas de Kleiman (1993),Menegassi e Fuza (2010, quanto a concepções e perspectivas de leitura; Stauffer (1969), Freire (1981), Hussein (1987), sobre leitura crítica; Perrone-Moisés (2006), Gandim (2011) Freire (1996), sobre o papel do professor na formação do leitor crítico; Bordini e Aguiar (1988) Solé (1998) e Cassany (2011) sobre estratégias de leitura crítica. Como estratégias propostas que pudessem comprovar o possível sucesso dos métodos pensados, foram aplicadas uma atividade de leitura com conto e uma sequência didática com prosa ficcional. A atividade de leitura foi aplicada em cinco turmas, com média de 46 estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A sequência didática foi aplicada em duas turmas, com média de 45 estudantes, também em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os colaboradores desta pesquisa foram docentes de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, tendo sido submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados apontaram que propor reflexão sobre práticas metodológicas, buscando respaldo nos documentos e marcos teóricos da leitura trata-se se importante forma de ressignificar a formação do leitor crítico na escolaA temática da presente pesquisa é uma proposta de ressignificação metodológica para a formação do leitor crítico, sendo construída pelo método qualitativo (MINAYO, 2013) do tipo colaborativo (PIMENTA, 2005), de natureza teórico-prática, em contexto de escola pública em Recife. A pesquisa dialoga com os documentos legais que fundamentam a formação do leitor no Brasil, entre os quais, Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), Base Nacional Curricular Comum (BRASIL, 2017) e Lei 13.696, que trata do 1º marco legal da História brasileira voltado especificamente para a formação de leitores. A pesquisa dialoga ainda com as contribuições teóricas de Kleiman (1993),Menegassi e Fuza (2010, quanto a concepções e perspectivas de leitura; Stauffer (1969), Freire (1981), Hussein (1987), sobre leitura crítica; Perrone-Moisés (2006), Gandim (2011) Freire (1996), sobre o papel do professor na formação do leitor crítico; Bordini e Aguiar (1988) Solé (1998) e Cassany (2011) sobre estratégias de leitura crítica. Como estratégias propostas que pudessem comprovar o possível sucesso dos métodos pensados, foram aplicadas uma atividade de leitura com conto e uma sequência didática com prosa ficcional. A atividade de leitura foi aplicada em cinco turmas, com média de 46 estudantes do 9º ano do ensino fundamental. A sequência didática foi aplicada em duas turmas, com média de 45 estudantes, também em duas turmas do 9º ano do ensino fundamental. Os colaboradores desta pesquisa foram docentes de Língua Portuguesa da rede estadual de ensino, tendo sido submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados apontaram que propor reflexão sobre práticas metodológicas, buscando respaldo nos documentos e marcos teóricos da leitura trata-se se importante forma de ressignificar a formação do leitor crítico na escola
Descripción : GONÇALVES, Nathaly Caldas, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CALDAS, Nathaly
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35181
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

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