Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35301

Comparte esta pagina

Título : Uso de habitat e distribuição geográfica de Carcharhinus porosus (Ranzani,1839) (Carcharhinidae) no Oceano Atlântico Oeste
Autor : FEITOSA, Leonardo Manir
Palabras clave : Tubarão; Conservação de tubarões; Pesca
Fecha de publicación : 27-jul-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : FEITOSA, Leonardo Manir. Uso de habitat e distribuição geográfica de Carcharhinus porosus (Ranzani,1839) (Carcharhinidae) no Oceano Atlântico Oeste. 2019. Dissertação (Mestrado em Biologia Animal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : Tubarões estão entre os animais mais ameaçados globalmente, com 25% de todas as espécies sob risco de extinção. Dentre elas, Carcharhinus porosus é uma das espécies mais ameaçadas do Brasil devido à sobrepesca. Os objetivos deste trabalho, dividido em dois capítulos, são investigar sua ocorrência e as tendências históricas de captura, bem como avaliar seu uso de habitat a partir de microquímica de vértebras no litoral norte brasileiro. Sua ocorrência foi estimada através da construção de modelos de distribuição de espécies. As tendências de captura foram avaliadas por modelos lineares generalizados para a costa norte da América do Sul (NCSA) e Golfo do México. Na microquímica, quatro elementos foram estudados: Ba, Mg, Mn e Sr. Diferenças foram avaliadas entre estágios de vida, sexos e décadas de coleta. Os resultados demonstraram o declínio generalizado da espécie e evidenciaram a NCSA como sendo o habitat mais favorável para sua ocorrência. Diferenças significativas foram encontradas entre os sexos para o uso de habitat. Dentre neonatos, evidenciou-se a ocorrência de pelo menos quatro grupos, apontando a existência de diferentes berçários para a população. Ademais, assinaturas químicas similares foram encontradas para espécimes coletados com 30 anos de diferença, indicando um provável comportamento filopátrico. Portanto, os resultados apontam a NCSA como a região mais importante para a conservação de C. porosus no mundo por ser uma zona de berçário e com habitats altamente favoráveis para sua ocorrência.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35301
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Biologia Animal

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leonardo Manir Feitosa.pdf2,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons