Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35304

Share on

Title: Redução nas interações planta-formiga devido à fragmentação : o caso de plantas com nectários extraflorais na floresta Atlântica nordestina
Authors: BEZERRA, Talita Câmara dos Santos
Keywords: Defesa biótica; Estratégia de regeneração; Efeito de borda
Issue Date: 17-Feb-2012
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: BEZERRA, Talita Câmara dos Santos. Redução nas interações planta-formiga devido à fragmentação: o caso de plantas com nectários extraflorais na floresta Atlântica nordestina. 2012. Dissertação (Mestrado em Biologia Vegetal) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2012.
Abstract: A perda e fragmentação de habitats são filtros não aleatórios que selecionam espécies vencedoras e perdedoras. Porém seus efeitos em interações bióticas ainda são pouco conhecidos. Esse trabalho investigou se o processo de fragmentação influencia a ocorrência de espécies com nectários extraflorais (NEFs), glândulas produtoras de néctar que atraem formigas para protegê-las contra herbívoros. Plantas com NEFs são muitas vezes associadas a habitats abertos e ocorrem em várias espécies. Foram previstos: (1) maior riqueza e abundância de árvores com NEFs, (2) maior similaridade em bordas e pequenos fragmentos, (3) maior frequência dos NEFs em árvores pioneiras e (4) maior ocorrência em táxons correlacionados. Esse estudo foi desenvolvido em uma paisagem hiperfragmentada de floresta Atlântica nordestina de 670 km². Foram identificadas todas as espécies de árvores com NEFs (DAP ≥ 10 cm) que ocorreram em parcelas de 0.1 ha em três tipos de habitats: (1) pequenos fragmentos (n=18), bordas florestais (n=10) e interior de florestas (n=20). Foram registradas 19 espécies com NEFs. As áreas de bordas florestais e pequenos fragmentos apresentaram (1) uma redução na proporção de espécies como de indivíduos de árvores com NEFs e (2) uma maior similaridade entre áreas, tanto no número de espécies quanto no número de indivíduos com NEFs quando comparadas com o interior de floresta. A redução dessas espécies é independente da estratégia de regeneração, mas dependente taxonomicamente. Os resultados indicam que na paisagem hiperfragmentada da floresta Atlântica nordestina, ambientes dominados por bordas florestais estão perdendo relações mutualísticas, levando a um empobrecimento nas interações bióticas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35304
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Biologia Vegetal

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Talita Câmara dos Santos Bezerra.pdf898,18 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons