Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35544
Compartilhe esta página
Título: | Pedagogias da cimarronaje : a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanas |
Autor(es): | COELHO, Rogério Mendes |
Palavras-chave: | Cosmogonia Africana; Estudos Culturais Latino-Americanos; Literatura Hispano-Americana; Literatura Afro-Latino-Americana; Crítica Literária |
Data do documento: | 2-Set-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | COELHO, Rogério Mendes. Pedagogias da cimarronaje: a contribuição das cosmogonias e cosmovisões africanas e afrodescendentes para a crítica literária e literaturas (afro) latino-americanas. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Abstract: | Observam-se mínimos os espaços e reconhecimentos das contribuições africanas e afrodescendentes no processo de formação das Literaturas e Crítica Literária Latino-Americanas. Atribui-se ao fato a predominância dos referentes civilizacionais eurocêntricos na América Latina em virtude das relações coloniais no continente. Ao apresentar como operam e sistematizam-se as cosmogonias e as cosmovisões africanas no continente americano, pretende-se dispor de sensibilidades para melhor entender e articular, através da História, Antropologia e Filosofia, a crítica e a compreensão da produção literária afrodescendente na América Latina. A partir do conceito cimarronaje, o estudo apresenta a ideia de resistência intelectual como eixo que se fundamenta em saberes ancestrais e epistemologias em cruzo que definem a natureza de distinção e autonomia da cosmogonia afrodescendente. Reflexo no propósito que releva a motivação das Epistemologias do Sul, ao aproximar os fundamentos tradicionais e sapienciais que aproximam África e América, bem como reflexões do Coletivo Decolonial, no propósito de (re)pensar os desdobramentos históricos, políticos e sociais da relação entre a Modernidade e Colonialidade para a América Latina, o estudo destaca importância e centralidade do patrimônio ancestral e produção crítica da epistemologia afrodescendente – como “Pedagogia das Encruzilhadas, “Inscritura” etc. – no intuito de melhor visibilizar a contribuição cultural e intelectual africana e afrodescendente no processo de formação do pensamento fundamental e crítico latino-americano. O presente estudo demonstra e releva a articulação da encruzilhada dos saberes africanos e latino-americanos, e suas respectivas peculiaridades, capitaneadas pelos cimarrones, em diversas geografias culturais, como Colômbia, Peru, Cuba e Brasil. O presente trabalho de pesquisa arregimenta e enaltece os fundamentos intelectuais afrodescendentes, em seus projetos críticos e criativos, na figura dos cimarrones em seus próprios lugares de fala. |
Descrição: | COELHO, Rogério Mendes, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: COELHO MENDES, Rogério |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35544 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Teoria da Literatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Rogerio Mendes Coelho.pdf | 3,31 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons