Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35697

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Daniella Rodrigues de-
dc.contributor.authorSILVA, Denner Edyzio da-
dc.date.accessioned2019-12-12T12:08:03Z-
dc.date.available2019-12-12T12:08:03Z-
dc.date.issued2019-03-11-
dc.identifier.citationSILVA, Denner Edyzio da. Formação inicial docente e sexualidades: os discursos dos/as estudantes de pedagogia construídos acerca das homossexualidades. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35697-
dc.description.abstractA pesquisa Formação inicial docente e sexualidades: os discursos dos/as estudantes do curso de Pedagogia construídos acerca das homossexualidades tem como objetivo: analisar o discurso construído pelos/as estudantes acerca das homossexualidades na formação inicial docente. O objetivo aponta para a necessidade de usar como método a análise de discurso (AD) que é um método qualitativo que considera o contexto histórico e social no qual os discursos são construídos e reproduzidos através de metáforas e paráfrases. Assim, o trabalho atribui à linguagem papel central na análise dos dados, desse modo, elegemos o pós-estruturalismo como categoria descritiva que questiona noções binárias como o masculino e o feminino, para tanto, é preciso conhecer os conceitos de masculinidade, de gênero, bem como, as questões do feminismo entre outras ligadas à fluidez das sexualidades. Para refletir sobre essas questões o trabalho traz as contribuições da teoria queer enquanto desestabilizadora e/ou questionadora das normas o que a diferencia de movimentos que lutam por direitos sem questionar essas normas, ou melhor, a heteronormatividade. A pesquisa questiona a gramática heteronormativa e ousa usar expressões da população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, transexuais e travestis). Feita com cinco estudantes do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) a pesquisa traz a análise de discursos desses/as estudantes sobre as homossexualidades e o que essa análise diz sobre a formação inicial de professores/as com relação às sexualidades plurais que pisam o chão da escola.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHomossexualidade e educação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEscolas – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectAnálise do discurso – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectProfessores – Formação – Caruaru (PE)pt_BR
dc.subjectEducação – Estudo e ensino – Caruaru (PE)pt_BR
dc.titleFormação inicial docente e sexualidades : os discursos dos/as estudantes de Pedagogia construídos acerca das homossexualidadespt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7587484931825391pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1658117841838353pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematicapt_BR
dc.description.abstractxThe research Initial teacher education and sexualities: the discourses of students of the Pedagogy course built on homosexuality aims to analyze the discourse constructed by students about homosexuality in initial teacher training. The objective points to the need to use Discourse Analysis (AD) as a method, which is a qualitative method that considers the historical and social context in which discourses are constructed and reproduced through metaphors and paraphrases. Thus, the paper attributes to the language central role in the analysis of the data, thus, we elect poststructuralism as a descriptive category that questions binary notions such as the masculine and the feminine, for it is necessary to know the concepts of masculinity, gender, as well as the issues of feminism, among others linked to the fluidity of sexuality. To reflect on these issues the work brings the contributions of queer theory as destabilizing and / or questioning of norms, which differentiates it from movements that fight for rights. Without questioning these norms, or rather heteronormativity. The research questions the heteronormative grammar and dares to use expressions of the LGBTT population (Lesbian, Gay, Bisexual, transsexual and transvestite). It is done with five students of the Pedagogy course of the Agreste Academic Center (CAA) the students about homosexuality and what this analysis says about the initial formation of teachers in relation to the pluralistic sexualities that step on the school floor.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Denner Edyzio da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons