Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35697

Comparte esta pagina

Título : Formação inicial docente e sexualidades : os discursos dos/as estudantes de Pedagogia construídos acerca das homossexualidades
Autor : SILVA, Denner Edyzio da
Palabras clave : Homossexualidade e educação – Caruaru (PE); Escolas – Caruaru (PE); Análise do discurso – Caruaru (PE); Professores – Formação – Caruaru (PE); Educação – Estudo e ensino – Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 11-mar-2019
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SILVA, Denner Edyzio da. Formação inicial docente e sexualidades: os discursos dos/as estudantes de pedagogia construídos acerca das homossexualidades. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A pesquisa Formação inicial docente e sexualidades: os discursos dos/as estudantes do curso de Pedagogia construídos acerca das homossexualidades tem como objetivo: analisar o discurso construído pelos/as estudantes acerca das homossexualidades na formação inicial docente. O objetivo aponta para a necessidade de usar como método a análise de discurso (AD) que é um método qualitativo que considera o contexto histórico e social no qual os discursos são construídos e reproduzidos através de metáforas e paráfrases. Assim, o trabalho atribui à linguagem papel central na análise dos dados, desse modo, elegemos o pós-estruturalismo como categoria descritiva que questiona noções binárias como o masculino e o feminino, para tanto, é preciso conhecer os conceitos de masculinidade, de gênero, bem como, as questões do feminismo entre outras ligadas à fluidez das sexualidades. Para refletir sobre essas questões o trabalho traz as contribuições da teoria queer enquanto desestabilizadora e/ou questionadora das normas o que a diferencia de movimentos que lutam por direitos sem questionar essas normas, ou melhor, a heteronormatividade. A pesquisa questiona a gramática heteronormativa e ousa usar expressões da população LGBTT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, transexuais e travestis). Feita com cinco estudantes do curso de Pedagogia do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) a pesquisa traz a análise de discursos desses/as estudantes sobre as homossexualidades e o que essa análise diz sobre a formação inicial de professores/as com relação às sexualidades plurais que pisam o chão da escola.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35697
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Denner Edyzio da Silva.pdf1,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons