Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35708

Share on

Title: Avaliação genotóxica e mutagênica em Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) das águas do Rio Capibaribe, Pernambuco, Brasil
Authors: SILVA, Jordany Gomes da
Keywords: Tilápia do Nilo; Genotoxicidade; Biomarcadores
Issue Date: 25-Feb-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Jordany Gomes da. Avaliação genotóxica e mutagênica em Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) das águas do Rio Capibaribe, Pernambuco, Brasil. 2019. Tese (Doutorado em Bioquímica e Fisiologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Cada vez mais os ecossistemas aquáticos vêm sofrendo impactos devido ao modo como esses recursos estão sendo utilizados e administrados. Grandes aglomerados populacionais nas cidades, a agricultura e a ampliação do setor industrial aumentam a concentração de compostos xenobióticos nestes ecossistemas. Desta forma, tornou-se necessário a utilização de testes que possibilitem analisar e monitorar os impactos ambientais ocorridos nestes ambientes. O objetivo deste trabalho foi avaliar, por meio de variáveis físico-químicas o gradiente de contaminação das águas do rio Capibaribe a fim de identificar a qualidade da água e possível ação antrópica. Adicionalmente, foi verificada, a ação genotóxica dos compostos xenobióticos em populações de Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus). Para tanto, foram realizadas coletas semestrais de água e espécimes (15) de O. niloticus durante os anos de 2015, 2016 e 2017 em sete pontos estratégicos do rio Capibaribe, além de três barragens de abastecimento e estação de tratamento de agua (ETA). Para análises físicos e química foram investigados os seguintes parâmetros: Temperatura (Cº), Turbidez (NTU), Condutividade (μS/cm), Sólidos Totais Dissolvidos (mg/L), pH e Oxigênio Dissolvido (mg/L), além dos metais: Cádmio (Cd), Chumbo (Pb), Cobre (Cu), Cromo (Cr), Ferro (Fe), Manganês (Mn) e Zinco (Zn). Para analises genotóxicas e mutagênicas foram utilizados o ensaio cometa e o teste de micronúcleo, respectivamente; além dos índices pluviométricos mensais disponibilizados pela Agência Pernambucana de Águas e Climas – APAC. Os dados demonstram que as águas do ambiente investigado estão impactadas em diferentes níveis de contaminação, apresentando valores físico-químicos acima dos estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA (resolução nº 357/2005). Altos índices e frequências de danos ao DNA (micro e macro lesões) foram detectados em relação as amostras controle, em todos os períodos e locais investigados. Porém, os mais significativos ocorreram nos ambientes onde as concentrações dos metais estavam mais elevadas, indicando efeitos genotóxicos desses compostos. A maior influência do impacto ambiental causado neste ecossistema ocorre nos ambientes que recebem resíduos de empresas têxtil, esgotos dos centros urbanos e agricultura, os quais apresentaram uma carga de poluição mais significativa e consequentemente uma menor capacidade da manutenção da vida aquática. Essas informações poderão servir de subsídio à tomada de decisão pelos órgãos ambientais regionais responsáveis pela gestão dos recursos hídricos, uma vez que os resultados podem auxiliar a traçar um perfil de conservação e assim gerar melhorias para resgatar a qualidade da água e vida do rio Capibaribe.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35708
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Bioquímica e Fisiologia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Jordany Gomes da Silva.pdf2,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons