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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35724
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Title: | A relação ao saber matemático de professores no contexto da educação do campo do município de Belo Jardim-PE |
Authors: | MORAIS, Mariana Ferreira da Silva |
Keywords: | Erudição; Educação rural – Belo Jardim (PE); Teoria do conhecimento; Identidade (Conceito filosófico); Professores – Formação – Belo Jardim (PE); Professores de matemática – Belo Jardim (PE) |
Issue Date: | 21-Aug-2019 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | MORAIS, Mariana Ferreira da Silva. A relação ao saber matemático de professores no contexto da educação do campo do município de Belo Jardim-PE. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | O presente trabalho foi impulsionado através de duas inquietações no contexto acadêmico, a primeira a partir da vivência do projeto de formação de professores da Educação do Campo, Escola da Terra e a segunda mencionada na tese de doutoramento de Cavalcanti (2015). O autor conclui o seu trabalho esperando que os estudos possam contribuir com o norteamento das interlocuções entre autores da “Noção da relação ao saber”, objeto de investigação da tese, como também da pesquisa aqui apresentada. Outros desdobramentos esperados por Cavalcanti (2015), foram: o desenvolvimento de estudos colaborativos e redimensionamentos acerca das pesquisas mapeadas e/ou aprofundamento analítico das obras. Desta forma, realizamos a presente pesquisa em formato multipaper, ou conhecido também como coletânea de artigos. Assim, a obra está constituída por três artigos, sendo o primeiro um redimensionamento e aprofundamento da tese de Cavalcanti (2015), tratando-se de apresentar um mapeamento das pesquisas que investigaram a relação ao saber dos professores, como também , ampliar o mapeamento até o ano de 2018; O segundo artigo apresenta os resultados de uma pesquisa exploratória, apresentando “O contexto da Educação do Campo do no município de Belo Jardim-PE”. Neste artigo, realizamos um aprofundamento do Paradigma da Educação do Campo e a análise das Políticas Públicas Municipais específicas para os processos educativos dos camponeses; no último e terceiro artigo, apresenta-se os resultados de um estudo empírico, realizado com vinte professoras de oito escolas municipais de Belo Jardim-PE. Os dados foram analisados a partir da noção da relação ao saber, que atualmente é reconhecida no Brasil e principalmente na França como noção chave para o desenvolvimento de pesquisas em educação. Para coleta dos dados empíricos, utilizamos os balanços de saber ou inventários do saber, instrumento desenvolvido por Charlot e a equipe ESCOL, na França, como também em algumas pesquisas norteadas pela noção da relação ao saber no Brasil. Percebemos através dos estudos que o cenário da Educação do Campo no município de Belo Jardim-PE corresponde a grande maioria das escolas municipais, cerca de 68%. No entanto, as políticas públicas não favorecem o acesso, a permanência e o oferecimento de educação de qualidade nos territórios rurais. Quanto aos saberes matemáticos dos professores da Educação do Campo, conclui-se que estes são permeados pelo exercício do trabalho docente, a partir de uma dimensão epistemológica. Prevalecem também, uma relação identitária com o sentido atribuído a Educação do Campo e a serem educadores do Campo. |
Description: | MORAIS, Mariana Ferreira da Silva, também é conhecida em citações bibliográficas por: SILVA, Mariana Ferreira da |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35724 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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