Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35930

Compartilhe esta página

Título: Tratamento das recessões gengivais unitárias associadas a lesões cervicais não-cariosas : revisão sistemática com metanálise
Autor(es): OLIVEIRA, Lívia Maria Lopes de
Palavras-chave: Retração gengival; Desgaste dos dentes; Retalhos cirúrgicos; Autoenxertos
Data do documento: 7-Fev-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: OLIVEIRA, Lívia Maria Lopes de. Tratamento das recessões gengivais unitárias associadas a lesões cervicais não-cariosas : revisão sistemática com metanálise. 2019. Dissertação (Mestrado em Odontologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta dissertação teve por objetivo determinar se o tratamento de lesões cervicais não Cariosas (LCNC) com restaurações adesivas associadas à cirurgia de Retalho Deslocado Coronalmente (RDC) e/ou combinado ao Enxerto Autógeno de Tecido Conjuntivo (ETC) obtém melhores resultados, referentes aos desfechos clínico-periodontais, quando comparados ao emprego das técnicas cirúrgicas utilizadas isoladamente. Foi realizada uma revisão sistemática de literatura (PROSPERO CRD 42018093601) por meio de pesquisa, extração e análise dos dados em duplicata, de acordo com a estratégia PICOS. Foram consultadas as bases de dados Ovid MEDLINE; Ovid EMBASE; Bireme; Open Gray e nos periódicos Journal of Periodontology, Journal of Clinical Periodontology, Journal of Periodontal Research e Journal of Dental Research, de 1946 até maio de 2018, seguindo o guia PRISMA. A avaliação qualitativa dos estudos incluídos foi elaborada através da ferramenta de avaliação do risco de viés da Colaboração Cochrane. Metanálises foram realizadas para calcular as razões de chances e diferenças médias. Foram incluídos seis ensaios clínicos randomizados nesta revisão. A técnica cirúrgica que trouxe melhores resultados com relação a maior parte dos parâmetros clínico-periodontais avaliados foi a do RDC combinado ao ETC (ETC+RDC). Entretanto, observou-se tendência a um discreto aumento da profundidade de sondagem, principalmente nos estudos que realizaram comparações empregando a resina composta como material restaurador. Quando a sensibilidade dentinária foi avaliada, observou-se significativa redução (p= 0,001), favorecendo os grupos que investigaram a associação de resina composta e ETC+RDC. Mesmo com as limitações das evidências disponíveis, os resultados sugerem que o tratamento combinado de restauração adesiva e cirurgia periodontal de recobrimento, com as técnicas do RDC e/ou ETC, não promove resultados superiores quando comparada a abordagem cirúrgico-periodontal isolada. Havendo, entretanto, necessidade de um maior período de acompanhamento para verificar o risco de recidiva das recessões gengivais, principalmente, nos casos em que os elementos dentários não foram restaurados.
Descrição: SILVEIRA, Renata Cimões Jovino, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: CIMÕES, Renata
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/35930
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Odontologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Lívia Maria Lopes de Oliveira.pdf2,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons