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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36138
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Título: | Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais |
Autor(es): | GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida |
Palavras-chave: | Conceitos; Entropia; Espontaneidade (Traço da personalidade); Didática; Química – Caruaru (PE); Estratégias de aprendizagem – Caruaru (PE) |
Data do documento: | 5-Jul-2019 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | GUIMARÃES, Cleiça Rafaela de Almeida. Abordando os conceitos de entropia e espontaneidade a partir da teoria dos perfis conceituais. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Abstract: | A presente pesquisa tem o objetivo de analisar a emergência das zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade e o processo de conceituação dos estudantes envolvidos na aplicação de uma sequência didática. Justificamos a utilização da teoria dos perfis conceituais pois ela enfatiza a importância em considerar diversos modos de pensar sobre um conceito científico, com valor pragmático em determinados contextos. Participaram da pesquisa vinte estudantes matriculados na disciplina Físico-química I, componente obrigatório do sexto período do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco (CAA/UFPE). Para coleta dos dados, utilizamos inicialmente um questionário para levantamento das concepções prévias dos estudantes. A seguir, aplicamos uma proposta de sequência didática, em 4 momentos, seguindo as orientações de Méheut e tomando por base a teoria dos perfis conceituais, para trabalhar o conceito de entropia e espontaneidade, a partir de atividades como leitura seguida de debate, exibição de um filme, resolução de situações-problema e experimentação. A análise das concepções prévias, bem como dos debates e das produções dos estudantes evidenciou a emergência das três zonas do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, a saber: zona perceptiva/intuitiva, zona empírica e zona racionalista, no entanto, a zona racionalista emergiu predominantemente na análise apenas dos questionários, nas demais análises houve a emergência de apenas duas zonas, a perceptiva/intuitiva e empírica. Destacamos a ocorrência de respostas majoritariamente associadas a ideia de entropia como grau de desordem de um sistema, em associação direta a questão da espontaneidade dos processos mediante aumento da entropia, que corresponde a zona empírica. Ainda, identificamos a presença do hibridismo, ou seja, quando duas zonas do perfil conceitual coexistem em um mesmo discurso. A utilização do perfil conceitual de entropia e espontaneidade, sobretudo nas disciplinas do curso de Química, que abordam os conceitos, como Físico-química I e II, pode auxiliar na aprendizagem dos conceitos, considerando a pluralidade de significados e contextos de aplicação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36138 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
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