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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36319

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Título: A felicidade no discurso dos professores do colégio de aplicação da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): LOVERA, Isis Tavares da Silva
Palavras-chave: Felicidade; Discursos; Docentes – Colégios de aplicação; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 23-Out-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: LOVERA, Isis Tavares da Silva. A felicidade no discurso dos professores do colégio de aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. 2019. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A felicidade como objeto de estudo acadêmico, aguça a curiosidade e ressalta muitos questionamentos sobre a sua subjetividade. O objetivo geral deste estudo consiste em investigar a felicidade segundo o discurso dos docentes do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco. Com a finalidade de estabelecer padrões de análise nos filiamos teoricamente às contribuições da Teoria do Discurso. A estratégia metodológica é constituída do objeto e da problemática delineada, evocando os critérios no processo de produção, dentro das lógicas sociais, políticas e fantasmáticas que ressoam nas narrativas dos sujeitos da pesquisa. Desta forma, buscou-se ampliar o potencial de novas possibilidades de articulação das ferramentas de pesquisa sobre a felicidade, fazendo desta investigação um procedimento único em sua construção. Com o propósito de contribuir para o progresso da historiografia, nos aproximamos das fontes históricas, a partir dos pontos de articulação entre passado e presente, que constroem bases firmes da prática investigatória. Foram sorteados como sujeitos da pesquisa professores efetivos e aposentados, onde cada sujeito é protagonista de um personagem em uma narrativa própria de como surgiu a concepção de felicidade. Após as entrevistas, houve as transcrições e o estabelecimento dos padrões de articulação entre os discursos, que possibilitaram tentar descrever e caracterizar as diferentes práticas articulatórias no contexto estudado, estruturando a formação discursiva analisada, demonstrando a intencionalidade do sujeito e a sensibilidade ao conjunto do corpus da pesquisa. As lógicas fazem um relato, tornando visível e permitindo construir uma narrativa que compreende a formulação do problema da pesquisa definindo as gamas de possibilidades. As concepções de felicidade são as mais diversas, construídas por diversos discursos que a atravessam e os sentidos da sua formação discursiva dependem de como estes se articulam. Assim, os professores do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, não acreditam na plenitude da felicidade, se declaram pessoas felizes, mas que vivem momentos infelizes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36319
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

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