Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859

Compartilhe esta página

Título: O perfil dos itens de Biologia do novo ENEM: Uma perspectiva de alinhamento avaliativo baseado no método de Webb
Autor(es): SILVA, Jeanderson Marcelino da
Palavras-chave: Biologia – Estudo e Ensino; ENEM- Biologia
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: SILVA, J. M.
Abstract: Esse estudo teve como objetivo analisar o alinhamento entre o contexto das questões de Biologia do novo ENEM com sua matriz de referência, presentes nas edições de 2014 a 2018. Realizou-se uma abordagem quantitativa e qualitativa, selecionando itens com conceitos pertinentes aos assuntos de Biologia da prova azul do ENEM. Foi feito uma triagem para caracterizá-las e dessa forma, identificar a intenção de sua proposta e a área condizente das respectivos questões. O método de Webb foi utilizado para verificar a dimensão do conhecimento, na perspectiva de compreensão do nível de aprofundamento do conhecimento, classificando as questões em 4 níveis: Relembrar, Entender, Analisar e Avaliar. Para comparar esses dados, analisou-se as competências e habilidades presentes na sua matriz de referência. Considerou-se também a dimensão do sujeito, com vista a categorização de habilidades cognitivas em duas esferas: Baixa Ordem Cognitiva (LOCS) e de Alta Ordem Cognitiva (HOCS). Com base na matriz de referência, percebeu-se que os dados indicam a um incentivo de aprendizado mais elaborado, demandando níveis mais profundos como o Analisar e o Avaliar, no entanto, foi constatado um alto percentual de questões dispostas em categoria mais superficial como o Relembrar. Quanto ao enfoque das habilidades cognitivas, observou-se alto percentual para HOCS apenas no exame de 2018. Em relação ao contexto dos itens, notou-se a prevalência de conteúdos da Ecologia, Genética e Bioquímica que contemplam metade do número total de questões aplicadas nos últimos cinco anos. Os resultados dessas análises e discussão feita podem alicerçar futuras investigações acerca da incoerência entre essa avaliação e o material de orientação, com intuito de melhorar a qualidade do ensino básico e garantir o sucesso dos alunos nas provas do ENEM.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/36859
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jeanderson Marcelino da.pdf1,02 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons