Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37047

Share on

Title: Metodologia para diagnóstico e avaliação da percepção do desempenho da logística reversa prestada por terceiros
Authors: VASCONCELOS, Tarsila Rani Soares de
Keywords: Terceirização – Caruaru (PE); Prestação de serviços – Caruaru (PE); Logística empresarial – Caruaru (PE); Desempenho - Avaliação; Percepção
Issue Date: 10-Feb-2020
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: VASCONCELOS, Tarsila Rani Soares de. Metodologia para diagnóstico e avaliação da percepção do desempenho da logística reversa prestada por terceiros. 2020. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: São diversos os fatores que tornam a Logística Reversa (LR) uma área de crescente importância para as organizações e, mediante a terceirização das suas atividades, possibilita-se a obtenção de vantagens competitivas. No entanto, para manter tais vantagens, as organizações devem buscar a adoção de práticas contínuas de avaliações de desempenho. Todavia, na literatura, são poucos os trabalhos que consideram as percepções de diferentes stakeholders em avaliações do desempenho da prestação do serviço de LR. Com isso, este trabalho objetivou desenvolver uma metodologia para o diagnóstico e avaliação do desempenho do serviço de LR prestado por uma empresa terceirizada, considerando os pontos de vista de diferentes elos da cadeia de suprimentos. Adotou-se um estudo de caso como estratégia de pesquisa, em que foi analisada uma prestadora de serviços de LR contratada por uma cervejaria de grande porte da cidade de Caruaru-PE. Através de uma extensa revisão da literatura, foram identificados atributos que, incorporados à ferramenta SERVQUAL e à uma Abordagem de Lógica Fuzzy adaptada, mostraram-se relevantes à criação do sistema de avaliação proposto. Após a aplicação junto à contratante e a alguns de seus clientes, constatou-se que a terceirizada foi avaliada como tendo um desempenho regular e que possui cinco atributos para os quais foram propostas algumas sugestões de melhorias. Portanto, conclui-se que, este estudo, mediante a identificação dos obstáculos à uma maior eficiência do desempenho, pode colaborar para a melhoria da prestação dos serviços. Para isso, embora possam ser necessários investimentos em soluções, estes são justificados pela busca de um maior nível de serviço oferecido, da consolidação e fortalecimento de parcerias e de consequentes ganhos de sinergia no longo prazo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37047
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Tarsila Rani Soares de Vasconcelos.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons