Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37231

Compartilhe esta página

Título: A teoria dos grupos societários e a possibilidade de vinculação de partes não signatárias à cláusula compromissória
Autor(es): Silva, Gabriela Caroline Ramos
Palavras-chave: Direito comercial; Direito empresarial; Arbitragem comercial
Data do documento: 1-Dez-2019
Citação: SILVA, Gabriela Caroline Ramos; WEBERBAUER, Paul Hugo (Orient.). A teoria dos grupos societários e a possibilidade de vinculação de partes não signatárias à cláusula compromissória. 2019. 44 f. TCC(graduação em Direito) - Faculdade de Direito do Recife - CCJ - Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Recife, 2019.
Abstract: O objeto de estudo da presente monografia é a possibilidade de vinculação de terceiros não signatários da cláusula compromissória, mas pertencentes a um mesmo grupo societário, em razão da aplicação da Teoria do Grupo das Companhias. Partindo da análise conceitual acerca de noções norteadoras da arbitragem como autonomia da vontade, a necessidade de consentimento, tácito ou expresso, será avaliada a teoria do grupo das companhias, seus elementos caracterizadores, os requisitos para sua aplicação e a possibilidade de extensão da cláusula compromissória para partes não signatárias advinda de sua aplicação. Em seguida, será feita uma análise, no contexto da Arbitragem Comercial Internacional, dos entendimentos sobre a temática emitidos pelas Câmaras Arbitrais. Posteriormente, será objeto de análise a abordagem empregada no âmbito nacional, sobretudo nos tribunais estatais, acerca do consentimento, da validade da cláusula arbitral, e da possibilidade de aplicação da teoria do grupo das companhias e a consequente extensão subjetiva da cláusula compromissória para partes não signatárias. Por fim, será possível averiguar se a aplicação da teoria do grupo das companhias para fins de vinculação de partes não signatárias implica na violação aos princípios basilares da arbitragem, especialmente a noção de consentimento e autonomia da vontade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37231
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Gabriela Ramos .pdf393,36 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons