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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37682
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Título: | Construção do gênero editorial revista infantil : linguagem visual e cultura visual nas revistas Billiken e Recreio nas décadas de 1970 e 2000 |
Autor(es): | SAUCEDO, Gustavo Eduardo |
Palavras-chave: | Revistas infantis; Cultura visual; Linguagem visual; Infodesign; Memória gráfica |
Data do documento: | 27-Nov-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SAUCEDO, Gustavo Eduardo. Construção do gênero editorial revista infantil: linguagem visual e cultura visual nas revistas Billiken e Recreio nas décadas de 1970 e 2000. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | A presente pesquisa tem como objetivo principal determinar e descrever as contribuições das revistas infantis Billiken da Argentina e Recreio do Brasil na construção do gênero editorial revista infantil nas décadas dos anos de 1970 e 2000. Para identificar essas contribuições foram analisadas 76 revistas a partir de categorias que correspondem a duas variáveis: Cultura Visual e Linguagem Visual. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos inicialmente, o contexto histórico de surgimento e desenvolvimento do gênero revista infantil em cada país. Em seguida, mapeamos e abordamos os conceitos do campo da Cultura Visual e do Design de Informação que auxiliaram o estudo das revistas selecionadas. Dessa forma, mediante um instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa, foram comparadas as características particulares de configuração que as duas revistas apresentam tanto na Cultura Visual quanto no que concerne à Linguagem Visual. A partir desse estudo, constatamos que mesmo com perfis e referenciais diferentes -Billiken, o livro didático e Recreio, o livro de contos- nos anos 70, para a mudança de milênio as duas revistas convergiram em um estilo semelhante que modelou o gênero revista infantil influenciando a outras publicações. As duas revistas analisadas permitiram traçar a trajetória da revista infantil até chegar à fórmula que funciona na atualidade. Uma forma que privilegia só uma experiência de infância, marcada pela globalização e o consumo, e que é construída em relação à cultura midiática. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37682 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Design |
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