Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37682

Compartilhe esta página

Título: Construção do gênero editorial revista infantil : linguagem visual e cultura visual nas revistas Billiken e Recreio nas décadas de 1970 e 2000
Autor(es): SAUCEDO, Gustavo Eduardo
Palavras-chave: Revistas infantis; Cultura visual; Linguagem visual; Infodesign; Memória gráfica
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SAUCEDO, Gustavo Eduardo. Construção do gênero editorial revista infantil: linguagem visual e cultura visual nas revistas Billiken e Recreio nas décadas de 1970 e 2000. 2018. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: A presente pesquisa tem como objetivo principal determinar e descrever as contribuições das revistas infantis Billiken da Argentina e Recreio do Brasil na construção do gênero editorial revista infantil nas décadas dos anos de 1970 e 2000. Para identificar essas contribuições foram analisadas 76 revistas a partir de categorias que correspondem a duas variáveis: Cultura Visual e Linguagem Visual. A partir de uma revisão bibliográfica, apresentamos inicialmente, o contexto histórico de surgimento e desenvolvimento do gênero revista infantil em cada país. Em seguida, mapeamos e abordamos os conceitos do campo da Cultura Visual e do Design de Informação que auxiliaram o estudo das revistas selecionadas. Dessa forma, mediante um instrumento de coleta de dados desenvolvido para a pesquisa, foram comparadas as características particulares de configuração que as duas revistas apresentam tanto na Cultura Visual quanto no que concerne à Linguagem Visual. A partir desse estudo, constatamos que mesmo com perfis e referenciais diferentes -Billiken, o livro didático e Recreio, o livro de contos- nos anos 70, para a mudança de milênio as duas revistas convergiram em um estilo semelhante que modelou o gênero revista infantil influenciando a outras publicações. As duas revistas analisadas permitiram traçar a trajetória da revista infantil até chegar à fórmula que funciona na atualidade. Uma forma que privilegia só uma experiência de infância, marcada pela globalização e o consumo, e que é construída em relação à cultura midiática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37682
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gustavo Eduardo Saucedo.pdf13,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons