Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37826

Compartilhe esta página

Título: Técnicas qualitativas e Design : princípios de boas práticas para entrevistas semiestruturadas, na fase de exploração de problemas, a partir de workshops de Focus Group e Entrevista Situada
Autor(es): CAMINHA, Camille Nascimento Santiago
Palavras-chave: Processo de Design; Técnicas qualitativas; Entrevistas; Exploração de problemas; Focus Group
Data do documento: 19-Jun-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CAMINHA, Camille Nascimento Santiago. Técnicas qualitativas e Design: princípios de boas práticas para entrevistas semiestruturadas, na fase de exploração de problemas, a partir de workshops de Focus Group e Entrevista Situada. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Entendendo que as interações e tecnologias estão conectadas e centradas no ser humano e na interação dele com o ambiente no cotidiano, existe a necessidade no Design de utilizar métodos e técnicas para a compreensão dos detalhes dessa relação de forma aprofundada. Os métodos e técnicas qualitativas são usados quando o objetivo é compreender a experiência e quais os dados de interação do usuário estão envolvidos nesse cenário, para entender problemas complexos, motivações e tirar insights interessantes. O problema é que apesar de vários métodos e técnicas qualitativas serem aplicados, na literatura de Design existem poucas recomendações e/ou guidelines, provindos de pesquisas estruturadas e muitas de suas práticas se resumem à aplicações realizadas com base na intuição e experiência do pesquisador. Assim, entendendo a necessidade de recomendações com base em práticas mais estruturadas na aplicação das técnicas qualitativas, este trabalho tem como objetivo de apresentar os principais pontos das técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, a partir de um experimento estruturado, quando a intenção é a compreensão da experiência do usuário na fase de exploração de problemas. Para isso, o experimento principal utilizou de workshops das técnicas Focus Group e Entrevista Situada, com estudantes de Design de Graduação e Pós-Graduação do Cesar School e da UFPE, observando o contexto da fase de exploração do problema do processo de Design. Os dados foram examinados através de uma análise qualitativa estruturada, utilizando o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2009), e os resultados trouxeram hipóteses de princípios de boas práticas para técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, Focus Group, Entrevistas Etnográficas e Entrevistas Situadas, além de dados sobre as características e vantagens de cada técnica, elencados nas considerações e conclusões do presente trabalho.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37826
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Camille Nascimento Santiago Caminha.pdf6,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons