Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37826
Comparte esta pagina
Título : | Técnicas qualitativas e Design : princípios de boas práticas para entrevistas semiestruturadas, na fase de exploração de problemas, a partir de workshops de Focus Group e Entrevista Situada |
Autor : | CAMINHA, Camille Nascimento Santiago |
Palabras clave : | Processo de Design; Técnicas qualitativas; Entrevistas; Exploração de problemas; Focus Group |
Fecha de publicación : | 19-jun-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | CAMINHA, Camille Nascimento Santiago. Técnicas qualitativas e Design: princípios de boas práticas para entrevistas semiestruturadas, na fase de exploração de problemas, a partir de workshops de Focus Group e Entrevista Situada. 2019. Dissertação (Mestrado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Entendendo que as interações e tecnologias estão conectadas e centradas no ser humano e na interação dele com o ambiente no cotidiano, existe a necessidade no Design de utilizar métodos e técnicas para a compreensão dos detalhes dessa relação de forma aprofundada. Os métodos e técnicas qualitativas são usados quando o objetivo é compreender a experiência e quais os dados de interação do usuário estão envolvidos nesse cenário, para entender problemas complexos, motivações e tirar insights interessantes. O problema é que apesar de vários métodos e técnicas qualitativas serem aplicados, na literatura de Design existem poucas recomendações e/ou guidelines, provindos de pesquisas estruturadas e muitas de suas práticas se resumem à aplicações realizadas com base na intuição e experiência do pesquisador. Assim, entendendo a necessidade de recomendações com base em práticas mais estruturadas na aplicação das técnicas qualitativas, este trabalho tem como objetivo de apresentar os principais pontos das técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, a partir de um experimento estruturado, quando a intenção é a compreensão da experiência do usuário na fase de exploração de problemas. Para isso, o experimento principal utilizou de workshops das técnicas Focus Group e Entrevista Situada, com estudantes de Design de Graduação e Pós-Graduação do Cesar School e da UFPE, observando o contexto da fase de exploração do problema do processo de Design. Os dados foram examinados através de uma análise qualitativa estruturada, utilizando o método de Análise de Conteúdo, proposto por Bardin (2009), e os resultados trouxeram hipóteses de princípios de boas práticas para técnicas de entrevistas qualitativas semiestruturadas, Focus Group, Entrevistas Etnográficas e Entrevistas Situadas, além de dados sobre as características e vantagens de cada técnica, elencados nas considerações e conclusões do presente trabalho. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37826 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Camille Nascimento Santiago Caminha.pdf | 6,06 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons