Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAMPELLO, Sílvio Romero Botelho Barreto-
dc.contributor.authorSILVA, Josinaldo Barbosa de-
dc.date.accessioned2020-09-04T19:28:32Z-
dc.date.available2020-09-04T19:28:32Z-
dc.date.issued2019-08-01-
dc.identifier.citationSILVA, Josinaldo Barbosa de. Um estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriais. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827-
dc.description.abstractEsta pesquisa trata de um estudo exploratório sobre o processo criativo de alunos de Design Gráfico. Tem como base os aportes teóricos fornecidos pela Teoria da Atividade de Engeström (2015) e pela filosofia de Pareyson (1993), além da contribuição de autores que estudam o processo de design como Schön (2003), Dorst (2004) e Cross (2001). Para construção dos experimentos, foram realizados três pilotos que serviram como teste do desenho e protocolo preliminar. O experimento final foi realizado com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPE – Campus Recife e constou no desenvolvimento de três artefatos gráficos (capa de livro, face tipográfica e um cartaz), por grupos de três ou quatro alunos, totalizando nove experimentos, que foram registrados em gravações audiovisuais. As conversações dos grupos durante o processo de criação foram transcritas, codificadas e classificadas conforme o método de Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (2016) e Flick (2009). As categorias do sistema de classificação foram denominadas de Enunciados e foram subcategorizadas de acordo com a codificação aplicada. Os resultados foram analisados por meio do método descritivo, em que foi relatado o processo de criação dos alunos, e depois foram comparados através de matrizes de similaridade e dissimilaridade, que permitiram avaliar os processos dos artefatos e dos experimentos. Também analisamos as ocorrências e presenças do sistema de codificação. A conclusão mostra que os métodos aplicados permitem o mapeamento e visualização do percurso criativo de forma mais efetiva, aproximando o pesquisador do processo em si.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso de projetopt_BR
dc.subjectProcesso criativo de Design Gráficopt_BR
dc.subjectMétodo de análise de processo criativopt_BR
dc.titleUm estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriaispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0294325265303565pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2146841563850436pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis thesis discusses an exploratory research regarding graphic design students’ creative process. The theoretical framework was founded on Engeström’s Theory of Activity (2015) and Pareyson’s philosophy (1993), besides other researchers of design processes as Schön (2003), Cross (2001) and Dorst (2004). In order to design the experiments, three pilots were done, serving as design prototypes and preliminary protocols. The final experiment was done with students from IFPE–Campus Recife’s Graphic Design Bachelor of Technology. It comprised of developing three graphic pieces – a book cover, a typeface and a poster – by groups with three or four students, adding up to nine experiments, which were registered in video. The group conversations were coded and classified according to the method of Content Analysis, based on Flick (2009) and Bardin (2016). The classification system’s categories were named Statements and were subcategorized according to the applied coding. The results were analyzed through descriptive method—in which the students creative process was reported—and then were compared with similarity and dissimilarity matrixes—which allowed the analysis of artifacts’ and experiments’ process. We also analyzed the occurrences and presences of the coding system. The conclusion shows that the methods applied allow mapping and visualization of the creative paths more effectively, leading the researcher closer to the process itself.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Josinaldo Barbosa da Silva.pdf8,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons