Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827

Share on

Title: Um estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriais
Authors: SILVA, Josinaldo Barbosa de
Keywords: Processo de projeto; Processo criativo de Design Gráfico; Método de análise de processo criativo
Issue Date: 1-Aug-2019
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Josinaldo Barbosa de. Um estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriais. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Esta pesquisa trata de um estudo exploratório sobre o processo criativo de alunos de Design Gráfico. Tem como base os aportes teóricos fornecidos pela Teoria da Atividade de Engeström (2015) e pela filosofia de Pareyson (1993), além da contribuição de autores que estudam o processo de design como Schön (2003), Dorst (2004) e Cross (2001). Para construção dos experimentos, foram realizados três pilotos que serviram como teste do desenho e protocolo preliminar. O experimento final foi realizado com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPE – Campus Recife e constou no desenvolvimento de três artefatos gráficos (capa de livro, face tipográfica e um cartaz), por grupos de três ou quatro alunos, totalizando nove experimentos, que foram registrados em gravações audiovisuais. As conversações dos grupos durante o processo de criação foram transcritas, codificadas e classificadas conforme o método de Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (2016) e Flick (2009). As categorias do sistema de classificação foram denominadas de Enunciados e foram subcategorizadas de acordo com a codificação aplicada. Os resultados foram analisados por meio do método descritivo, em que foi relatado o processo de criação dos alunos, e depois foram comparados através de matrizes de similaridade e dissimilaridade, que permitiram avaliar os processos dos artefatos e dos experimentos. Também analisamos as ocorrências e presenças do sistema de codificação. A conclusão mostra que os métodos aplicados permitem o mapeamento e visualização do percurso criativo de forma mais efetiva, aproximando o pesquisador do processo em si.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827
Appears in Collections:Teses de Doutorado - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE Josinaldo Barbosa da Silva.pdf8,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons