Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827
Comparte esta pagina
Título : | Um estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriais |
Autor : | SILVA, Josinaldo Barbosa de |
Palabras clave : | Processo de projeto; Processo criativo de Design Gráfico; Método de análise de processo criativo |
Fecha de publicación : | 1-ago-2019 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SILVA, Josinaldo Barbosa de. Um estudo exploratório sobre o processo criativo de estudantes de Design Gráfico no desenvolvimento de projetos editoriais. 2019. Tese (Doutorado em Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. |
Resumen : | Esta pesquisa trata de um estudo exploratório sobre o processo criativo de alunos de Design Gráfico. Tem como base os aportes teóricos fornecidos pela Teoria da Atividade de Engeström (2015) e pela filosofia de Pareyson (1993), além da contribuição de autores que estudam o processo de design como Schön (2003), Dorst (2004) e Cross (2001). Para construção dos experimentos, foram realizados três pilotos que serviram como teste do desenho e protocolo preliminar. O experimento final foi realizado com alunos do Curso Superior de Tecnologia em Design Gráfico do IFPE – Campus Recife e constou no desenvolvimento de três artefatos gráficos (capa de livro, face tipográfica e um cartaz), por grupos de três ou quatro alunos, totalizando nove experimentos, que foram registrados em gravações audiovisuais. As conversações dos grupos durante o processo de criação foram transcritas, codificadas e classificadas conforme o método de Análise de Conteúdo, baseada em Bardin (2016) e Flick (2009). As categorias do sistema de classificação foram denominadas de Enunciados e foram subcategorizadas de acordo com a codificação aplicada. Os resultados foram analisados por meio do método descritivo, em que foi relatado o processo de criação dos alunos, e depois foram comparados através de matrizes de similaridade e dissimilaridade, que permitiram avaliar os processos dos artefatos e dos experimentos. Também analisamos as ocorrências e presenças do sistema de codificação. A conclusão mostra que os métodos aplicados permitem o mapeamento e visualização do percurso criativo de forma mais efetiva, aproximando o pesquisador do processo em si. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37827 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Josinaldo Barbosa da Silva.pdf | 8,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons