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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38155
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Título: | Qualidade da educação e IDEB no municipio de Mossoró/RN : entre o dito e o feito |
Autor(es): | SILVA, Ciclene Alves da |
Palavras-chave: | Educação - Qualidade - Indicadores; Educação Básica - Qualidade; Escola Pública - Ensino; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 30-Abr-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SILVA, Ciclene Alves da. Qualidade da educação e IDEB no municipio de Mossoró/RN: entre o dito e o feito. 2018. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | Este texto versa a respeito da compreensão dos sujeitos escolares sobre o discurso que permeia o debate sobre qualidade da educação no Brasil, relacionando-a com o índice de desenvolvimento da Educação Básica/Ideb. Pesquisou-se escolas pertencentes ao município de Mossoró/RN que estão com o índice de desenvolvimento da educação básica/Ideb acima e abaixo da média municipal, considerando, para tanto, a relação entre o indicador do Ideb e a qualidade da educação ofertada por esta municipalidade. O objetivo geral da pesquisa foi analisar como os sujeitos (gestor municipal de educação, gestores escolares, coordenadores pedagógicos e professores) relacionam a qualidade da educação com os índices do IDEB no município de Mossoró/RN. A investigação foi desenvolvida em seis escolas municipais das séries iniciais do Ensino Fundamental. O trabalho desenvolvido foi de natureza qualitativa e os procedimentos de investigação utilizados para a coleta de dados foram a visita in loco às instituições; análise da Lei de Responsabilidade Educacional; o Decreto Prêmio Escola de Qualidade; aplicação de entrevista e de questionário semiestruturado. Os resultados apontam que as escolas com Ideb’s elevados tendem, principalmente na perspectiva dos gestores escolares, a enxergarem uma relação entre o Ideb da escola e a qualidade da educação ofertada nestes espaços. As escolas com Ideb’s baixos, negam a relação entre a qualidade da educação e o Ideb observado pela escola, apontando que se o Ideb considerasse as condições materiais de existência destes espaços, as escolas nas quais eles atuam, o indicador do Ideb seria bem mais elevado. Constatou-se ainda que o Ideb, não contribui para a melhoria do processo educativo das escolas, pois ele deve ser um fator consequência do trabalho desenvolvido neste espaço. O elemento preponderante para a melhoria da educação das escolas públicas de Mossoró/RN, conforme os achados dessa pesquisa, é o investimento do poder público local nas condições materiais de existência da escola, o que implicaria, além da melhoria salarial dos docentes, uma revisão na atual política de responsabilização educacional adotada pelo Sistema Municipal de Educação de Mossoró/RN. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38155 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
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