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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38157

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dc.contributor.advisorFARIAS, Alexandre Ronaldo da Maia de-
dc.contributor.authorSILVA, Danilo José Viana da-
dc.date.accessioned2020-09-29T16:17:56Z-
dc.date.available2020-09-29T16:17:56Z-
dc.date.issued2018-11-27-
dc.identifier.citationSILVA, Danilo José Viana da. Sociologia do campo das Faculdades de Direito e a formação do habitus: uma investigação sobre o processo de reconfiguração do habitus jurídico academicamente adquirido em dois reconhecidos cursos de graduação em direito na cidade do Recife. 2018. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38157-
dc.descriptionFARIAS, Alexandre Ronaldo da Maia de, também é conhecido em citações bibliográficas por: Alexandre da Maiapt_BR
dc.description.abstractO objetivo da tese consiste em investigar o processo de produção e modificação do habitus jurídico nos cursos de graduação em direito da FDR e da UNICAP. Tomou-se a teoria sociológica desenvolvida por Pierre Bourdieu para se construir a hipótese de pesquisa, a qual sustenta que esses dois espaços de formação do capital jurídico acabam engendrando efeitos modificadores nas disposições dos alunos no transcorrer do curso, produzindo efeitos de desencanto social das inclinações iniciais dos alunos “novatos”. Por meio da metodologia da análise de correspondências múltiplas as relações de correspondência entre o universo das práticas e das disposições demonstradas pelos alunos de ambas instituições nas suas respostas ao questionário da sondagem aplicada puderam ser construídas e constatadas. Pôde-se observar que algumas disposições são mais intensas em uma instituição que em outra, como, por exemplo, a predisposição para se representar como futuro intelectual e transformador social foi mais intensa e presente nas respostas dos alunos “novatos” do curso de graduação da FDR que do da UNICAP, enquanto outras disposições se mostraram presentes em ambas e em nível de distribuição maior, ou seja, não se concentrando apenas nos primeiros períodos, como no caso das disposições profissionalizante e “concurseira. Concluiu-se que, muito embora as mencionadas instituições de ensino superior ocupem posições próximas, elas possuem diferenças e semelhanças significativas produzindo efeitos de desencantos nos alunos que esperam da graduação em direito algo mais.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireito - Brasilpt_BR
dc.subjectFaculdade de Direitopt_BR
dc.subjectHabituspt_BR
dc.titleSociologia do campo das Faculdades de Direito e a formação do habitus : uma investigação sobre o processo de reconfiguração do habitus jurídico academicamente adquirido em dois reconhecidos cursos de graduação em direito na cidade do Recifept_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7780899951788420pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5645512879561497pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Direitopt_BR
dc.description.abstractxThe aim of this thesis is to present an investigation of the production process and shifts of the juridical habitus within Law undergraduate courses in two universities in Northeast of Brazil, FDR and UNICAP. Our main theoretical background is the social world theory developed by Pierre Bourdieu in which our hypothesis is based. We argue that these two Law undergraduate courses, fields of the juridical capital, have effects that shifts the dispositions of students along the course, producing social disenchantment particularly on freshmen.. Through the medium of Multiple Correspondence Analysis, we could build the relations between the practices and dispositions, as shown on the results of survey completed by students from both universities. The evidence suggests that some dispositions are more intense in one of the universities, for example, the level of pre-disposition to be known as an intellectual and positive social change agent are higher in FDR freshmen, whilst other dispositions are presented with a significant level of distribution however not concentrated on freshmen. One example of that is the professional dispositions and the willing to become a public employee. To conclude we can assume that although the mentioned institutions are located in the same city in Brazil, they have significant differences, similarities and effects of disenchantment on students. It seems that students want more from their Law graduations.pt_BR
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