Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38157

Compartilhe esta página

Título: Sociologia do campo das Faculdades de Direito e a formação do habitus : uma investigação sobre o processo de reconfiguração do habitus jurídico academicamente adquirido em dois reconhecidos cursos de graduação em direito na cidade do Recife
Autor(es): SILVA, Danilo José Viana da
Palavras-chave: Direito - Brasil; Faculdade de Direito; Habitus
Data do documento: 27-Nov-2018
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Danilo José Viana da. Sociologia do campo das Faculdades de Direito e a formação do habitus: uma investigação sobre o processo de reconfiguração do habitus jurídico academicamente adquirido em dois reconhecidos cursos de graduação em direito na cidade do Recife. 2018. Tese (Doutorado em Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: O objetivo da tese consiste em investigar o processo de produção e modificação do habitus jurídico nos cursos de graduação em direito da FDR e da UNICAP. Tomou-se a teoria sociológica desenvolvida por Pierre Bourdieu para se construir a hipótese de pesquisa, a qual sustenta que esses dois espaços de formação do capital jurídico acabam engendrando efeitos modificadores nas disposições dos alunos no transcorrer do curso, produzindo efeitos de desencanto social das inclinações iniciais dos alunos “novatos”. Por meio da metodologia da análise de correspondências múltiplas as relações de correspondência entre o universo das práticas e das disposições demonstradas pelos alunos de ambas instituições nas suas respostas ao questionário da sondagem aplicada puderam ser construídas e constatadas. Pôde-se observar que algumas disposições são mais intensas em uma instituição que em outra, como, por exemplo, a predisposição para se representar como futuro intelectual e transformador social foi mais intensa e presente nas respostas dos alunos “novatos” do curso de graduação da FDR que do da UNICAP, enquanto outras disposições se mostraram presentes em ambas e em nível de distribuição maior, ou seja, não se concentrando apenas nos primeiros períodos, como no caso das disposições profissionalizante e “concurseira. Concluiu-se que, muito embora as mencionadas instituições de ensino superior ocupem posições próximas, elas possuem diferenças e semelhanças significativas produzindo efeitos de desencantos nos alunos que esperam da graduação em direito algo mais.
Descrição: FARIAS, Alexandre Ronaldo da Maia de, também é conhecido em citações bibliográficas por: Alexandre da Maia
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38157
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Direito

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Danilo José Viana da Silva.pdf2,94 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons