Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314

Compartilhe esta página

Título: Cordelizando o meu bairro : uma narrativa sobre Cajueiro Seco
Autor(es): SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Memória; Identidade; História local; Aprendizagem; Ensino fundamental
Data do documento: 10-Jun-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA, Priscila Gonçalves Ferreira. Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: O presente trabalho “Cordelizando o meu bairro: uma narrativa sobre Cajueiro Seco” visa entender como o ensino de história referenciado na história local pode contribuir para a formação do pensamento histórico do aluno, assim como debater sobre como as contribuições dos conceitos de memória e educação patrimonial podem auxiliar uma proposição didática para o ensino de história nos anos finais do ensino fundamental. Para isso, desenvolvemos um projeto didático com os alunos dos oitavos e nonos anos do turno da tarde da Escola Municipal Professora Cândida de Andrade Maciel, localizada em Jaboatão dos Guararapes, Pernambuco. O projeto didático mencionado está sendo apresentado em formato de cartilha como proposição de trabalho para professores que desejam fazer uso da história local em sala de aula. Dentre tantos formatos que poderíamos escolher, optamos por um projeto didático devido a sua capacidade em dar dinamismo ao processo de ensino e de aprendizagem, incentivar novas práticas pedagógicas e trabalhar temas relevantes para a comunidade que ultrapassam o currículo comum.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38314
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Priscila Gonçalves Ferreira Souza.pdf5,7 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons