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Título : Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior : um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Campus Recife)
Autor : TAVARES, Edayane Evelyn Alves Silva
Palabras clave : Entraves de elaboração; Estratégias de elaboração; Gestão de resíduos
Fecha de publicación : 25-ago-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : TAVARES, Edayane Evelyn Alves da Silva. Gestão de resíduos sólidos em instituições de ensino superior: um estudo de caso na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE/Campus Recife). 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : As Instituições de Ensino Superior (IES) geram considerável volume de resíduos em suas operações e são responsáveis por aplicar medidas para o correto manuseio dos resíduos produzidos, conforme preceitua a legislação. Diante disso, a pesquisa em tela tem como objetivo analisar os fatores que dificultam a elaboração do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) no campus Recife da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para alcançá-lo, optou-se pelo estudo de caso qualitativo, por meio de entrevistas com membros da comissão de elaboração do PGRS, pesquisa documental e observação não participante, mediante análise de conteúdo categorial. Como resultados, identificou-se que a UFPE desenvolvia projetos de gestão de resíduos exitosos de forma isolada que foram integrados com novas iniciativas em um PGRS. Foi possível elencar os atores envolvidos e suas atribuições no processo de elaboração do PGRS, no qual foram adotadas estratégias, como levantamento de legislações, benchmarking em outras IES, reuniões frequentes em grupos temáticos e busca por parcerias com pesquisadores da instituição. As principais dificuldades identificadas foram falta de pessoal especializado em gestão de determinados resíduos, baixa adesão da alta gestão, comunicação oficial deficitária, falta de estrutura física e de uma política institucional para manejo dos materiais, além da escassez de recursos financeiros. Acredita-se que o trabalho contribuirá para aperfeiçoamento e implementação do PGRS na instituição, além de auxiliar outras IES na elaboração de seus respectivos planos.
Descripción : TAVARES, Edayane Evelyn Alves da Silva​, também é conhecida em citações bibliográficas por: ​SILVA, Edayane Evelyn Alves da
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38448
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

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