Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38467

Compartilhe esta página

Título: A democratização da informação nas Humanidades Digitais: o podcast @CImplifica
Autor(es): FEITOSA, Alexandra C. O.
Palavras-chave: Misinformation; Findability; Humanidades digitais; Neodocumentação; Intencionalidade; Encontrabilidade
Data do documento: 2-Dez-2019
Citação: FEITOSA, Alexandra C. O. A democratização da informação nas Humanidades digitais: o podcast @cimplifica. 2019. 50 f. TCC (Graduação) - Curso de Biblioteconomia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Este trabalho discute o fenômeno da democratização da informação ao lado da desinformação no contexto das Humanidades Digitais. Propomos para tal, refletir sobre o fenômeno social da desinformação em ambientes digitais, a democratização da informação, discutir neodocumentação e finalmente apresentar o CImplifica, primeiro podcast brasileiro de Ciência da Informação como estudo de caso. Tem como etapas do processo a caracterização dos princípios, métodos, técnicas e ações voltadas a desinformação; a intencionalidade da informação e os novos formatos digitais dentro da Neodocumentação. Utilizamos a metodologia dos quatro polos, que congrega as etapas Epistemológica, Teórica, Técnica e Morfológica que sustentam, respectivamente, a natureza do problema; as teorias que a fundamenta; a técnica utilizada, bibliográfica e descritiva; e a morfologia dos resultados e sua interpretação. Buscamos uma aproximação do objeto de estudo mediante o emprego da análise de fontes documentais, bem como revisão bibliográfica. Por fim, apresentamos o estudo de caso que representa sistemicamente os conceitos discutidos na pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38467
Aparece nas coleções:TCC - Biblioteconomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - A democratização da informação nas HD - O podcast CImplifica.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons