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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529
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Título: | O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis |
Autor(es): | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do |
Palavras-chave: | História – Estudo e ensino; Teatro do Oprimido; Aprendizagem; Cidadania; Autonomia |
Data do documento: | 22-Abr-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do. O Teatro do Oprimido como ferramenta para o ensino de História de Temas Sensíveis. 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A presente dissertação objetiva debater as possibilidades que o Teatro do Oprimido de Augusto Boal pode oferecer como ferramenta para o ensino da História. Problematizamos o ensino de História e seus objetivos pedagógicos - como a formação dos educandos para o exercício da autonomia e da cidadania - tendo em vista a construção de narrativas que considerem a questão do tema sensível, do corpo na narrativa histórica, bem como conceitos tais quais memória, silêncio, empatia e experiência. Nosso desígnio, além de analisar o jogo no ensino da História - mais especificamente o jogo teatral -, é oferecer uma oficina de jogos teatrais para ser utilizada no processo de ensino-aprendizagem da História por seus profissionais. Tal oficina deve ser capaz de contribuir para uma formação ética e estética capaz de sensibilizar os estudantes da Educação Básica para o exercício e defesa dos espaços, gestos e práticas democráticas da sociedade. |
Descrição: | NASCIMENTO, Rodrigo Mendonça do, também é conhecido em citações bibliográficas por: MENDONÇA, RODRIGO N |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38529 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Rodrigo Mendonça do Nascimento.pdf | 1,49 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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