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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38581

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Título: A ação empreendedora em plataformas online : a lógica effectual de empreendedores domiciliados no Porto Digital
Autor(es): MORAES, Pryscilla Nascimento de
Palavras-chave: Tecnologia da Informação; Inovações tecnológicas - Empreendedorismo; Gestão executiva
Data do documento: 27-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: MORAES, Pryscilla Nascimento de. A ação empreendedora em plataformas online: a lógica effectual de empreendedores domiciliados no Porto Digital. 2020. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A internet tem gerado transformações no modo como indivíduos se comunicam presencial e virtualmente. Isso desencadeia novos formatos de identidade e ressignifica o comportamento social de indivíduos e grupos conectados pela web, além de provocar alterações na maneira como as organizações lançarem mão de artefatos tecnológicos para aperfeiçoarem os seus negócios. No ecossistema digital, as empresas são projetadas para atuar em plataformas online. Este estudo busca investigar o modo como ocorre a ação empreendedora em plataformas digitais sob as lentes da Teoria do Effectuation proposta por Sarasvathy (2001), voltada para captar incertezas, riscos e complexidades das tomadas de decisão presentes nos negócios digitais no horizonte da economia criativa. Buscou-se compreender como tal dinâmica acontece a partir da manifestação de princípios do modelo effectual. O fenômeno do empreendedorismo digital é descrito como ação do empreendedor no ambiente online, em meio a sua atuação em plataformas tecnológicas. O estudo de caso múltiplo foi a estratégia de investigação adotada, em que desenvolvemos a análise de conteúdo temática. As categorias teóricas que embasam a análise da Ação Empreendedora foram: Estilo Criativo, Expertise e Interação Social, além de suas subcategorias. A Teoria do Effectuation contempla os princípios do modelo effectual: perdas aceitáveis, alianças estratégicas, exploração de contingências e previsão de um futuro incerto. Existe campo favorável para o desenvolvimento do empreendedorismo digital e enfrentamento dos riscos e dificuldades contidos no ambiente online. A teoria do Effectuation, em conjunto com a Ação empreendedora, revela e adere a reflexões a respeito do empreendedorismo digital e permite o alcance de respostas com criatividade para potencializar contextos inovadores. A partir das parceiras e redes sociais se torna possível a ressignificação dos alicerces do empreendedorismo em plataformas digitais no âmbito da economia criativa. No ambiente online, os empreendedores digitais conseguem ampliar suas relações estratégias de negócios ao fazerem uso da interação social em plataformas digitais. O suporte das plataformas tecnológicas para os empreendedores representa vantagem competitiva para garantir a criação de novas soluções tecnológicas por intermédio do compartilhamento de ideias e conhecimento, pelas facilidades na interação com os parceiros e clientes, e pela a inserção no cenário global. O conhecimento limitado acerca de ambiente online, que contempla legislação e governança em espaços online, resulta significativo, por isso, os empreendedores digitais desenvolvem habilidades e competências técnicas que lhe proporcionam suporte para lidar com os riscos inerentes a tais ambientes cibernéticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38581
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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