Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38659

Comparte esta pagina

Título : Avaliação de custos dos cuidados paliativos para pacientes neurológicos em um hospital do Sistema Único de Saúde
Autor : MACIEL, Carina Maria Soares
Palabras clave : Cuidados paliativos; Custos; Neurologia
Fecha de publicación : 19-feb-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : MACIEL, Carina Maria Soares. Avaliação de custos dos cuidados paliativos para pacientes neurológicos em um hospital do Sistema Único de Saúde. 2020. Dissertação (Mestrado em Gestão e Economia da Saúde) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Resumen : Cuidados Paliativos (CPs) são definidos como um serviço ofertado pela equipe multidisciplinar, visando à qualidade de vida do paciente e de sua família, buscando alívio do sofrimento, avaliação criteriosa e tratamento da dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Assim, esse tipo de cuidado, além de melhorar a qualidade de vida, pode reduzir os custos de internação hospitalar, pois tratamentos intensivos não empregados com menor frequência. Considerando que há poucos estudos sobre o tema no cenário nacional, o objetivo desta pesquisa, foi quantificar os custos diretos diários através do custeio por absorção e o perfil demográfico dos pacientes neurológicos em CPs em um hospital do Sistema Único de Saúde. A amostra foi composta por conveniência ao longo do ano de 2019, totalizando 132 indivíduos internados no Hospital Mestre Vitalino (HMV), em Caruaru-Pernambuco, com diagnóstico de doenças neurológicas que ameacem a continuidade da vida, acima de 18 anos e parecer favorável aos CPs. O intervalo de tempo entre o início dos CPs e o óbito apresentou média de 18,3 dias. Após a instituição dessa assistência, houve uma redução de 27% (p<0,0001) nos custos das diárias nas enfermarias para o grupo avaliado. A redução dos custos para os pacientes em CPs internados em Unidade de Terapia Intensiva não teve significância estatística para a amostra avaliada, assim como, as variáveis demográficas não influenciaram estatisticamente nos custos. O custo total foi de R$ 893.316 para R$ 693.486,00 em diárias após a instituição dos CPs para toda a amostra durante o ano de 2019. Esse estudo permitiu o levantamento de custos para os CPs em neurologia e poderá contribuir para a discussão sobre esse tema no Brasil.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38659
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Gestão e Economia da Saúde

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTÇÃO Carina Maria Soares Maciel.pdf887,59 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons