Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38673
Comparte esta pagina
Título : | A leitura no ensino de Língua Portuguesa : uma prática social emancipatória na Educação de Jovens e Adultos do Campo |
Autor : | SERAFIM, Juliana |
Palabras clave : | Letramento; Ensino de leitura; Educação de Jovens e Adultos do Campo (EJA/Campo) |
Fecha de publicación : | 15-mar-2018 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | SERAFIM, Juliana. A leitura no ensino de Língua Portuguesa: uma prática social emancipatória na Educação de Jovens e Adultos do Campo. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Resumen : | Ao observar a formação do Brasil rural, pautado em uma estrutura política, social, cultural e econômica fundada no latifúndio, no uso dos recursos naturais e na monocultura dependente de mercados externos, voltamo-nos à reflexão sobre as propostas educacionais de programas que surgiram a partir dos movimentos sociais de resistência ao padrão hegemônico de um suposto desenvolvimento. Esta pesquisa, situada no campo da Linguística Aplicada (MOITA LOPES, 1996), de cunho etnográfico e qualitativo, busca compreender como se dão as situações de ensino-aprendizagem de leitura em aulas de Língua Portuguesa da Educação de Jovens e Adultos do Campo, no município de Belo Jardim (Agreste pernambucano); e em que medida tal prática social tem contribuído para uma educação emancipatória dos sujeitos da EJA/Campo. Tomamos como base os estudos de Letramentos desenvolvidos em Street (2014), Signorini (1998) e Kleiman (1995). No que se refere às concepções de Linguagem, Língua e Leitura, norteamo-nos por Geraldi (2013), Moita Lopes (1996; 1998), Kleiman (1989; 1998) e Marcuschi (2008). Sobre a Educação de Jovens e Adultos do Campo, tomamos como alicerce Arroyo (2004; 2011; 2012), Fernandes, Cerioli e Caldart (2004), Molina (2009) e Barbosa (2009); além de perpassarmos pela noção de educação emancipatória (FREIRE, 1999; MÉSZÁROS, 2005; ZILBERMAN&SILVA, 2004). A investigação ocorreu a partir da elaboração e aplicação de instrumentos de coleta, como questionários de perfil de leitor, os quais consideraram os valores éticos em pesquisa aplicada (CELLANI, 2005) e que propiciaram subsídios para a análise dos dados. No que se refere aos resultados da pesquisa, os dados obtidos indicaram que as situações de ensino-aprendizagem de leitura na aula de Língua Portuguesa na EJA/Campo de Belo Jardim estão sendo desenvolvidas ainda de maneira incipiente, no que se refere ao desenvolvimento das habilidades leitoras através de vivências reais de leitura. Assim, evidenciamos que isso vai além do processo de ensino-aprendizagem que ocorre em sala de aula. Há um conjunto de fatores sociais, políticos, econômicos e culturais os quais necessitam ser repensados em prol de uma educação emancipatória dos sujeitos de tal modalidade. |
Descripción : | Nome completo da autora: Juliana Serafim dos Santos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38673 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Linguística |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Juliana Serafim dos Santos.pdf | 4,3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons