Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38780

Compartilhe esta página

Título: Caracterização espectral das rochas da região da Mina Bonfim e produção de mapa prospectivo regional para skarns utilizando lógica difusa em área abrangendo as cidades de Lajes e João Câmara, Rio Grande do Norte
Autor(es): GUIMARÃES FILHO, Hugo Marcelo Cordeiro
Palavras-chave: Geociências; Faixa Seridó; Skarns; Sensoriamento remoto; Espectroscopia de reflectância; Lógica difusa
Data do documento: 8-Ago-2019
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: GUIMARÃES FILHO, Hugo Marcelo Cordeiro. Caracterização espectral das rochas da região da Mina Bonfim e produção de mapa prospectivo regional para skarns utilizando lógica difusa em área abrangendo as cidades de Lajes e João Câmara, Rio Grande do Norte. 2019. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: A Faixa Seridó, localizada na porção norte da Província Borborema, nordeste do Brasil, abriga mais de 700 ocorrências de skarns, sendo os principais mineralizados em W-Mo, Au e Bi-Te. O skarn polimetálico de W-Mo-Au-Bi-Te da Mina Bonfim está encaixado em lentes de mármores da Formação Jucurutu, e no contato entre estes mármores e xistos da Formação Seridó. Neste trabalho houve dois objetivos principais: a caracterização espectral das rochas do entorno da Mina Bonfim, considerando a faixa do espectro entre o visível e o infravermelho de ondas curtas (350-2500 nm), e a confecção de um mapa prospectivo de skarns através da utilização da técnica lógica difusa (fuzzy). O primeiro objetivo foi obtido através da análise de amostras da área de estudos: anfibolitos, xistos, mármores, skarns e solos, classificando sua mineralogia à luz da petrografia, gerando assim uma biblioteca espectral de referência para futuros levantamentos de espectroscopia de reflectância. Nesta etapa pôde-se perceber diferenças mineralógicas nas amostras de diferentes litologias que destacam os skarns das rochas do entorno devido uma maior variedade de assinaturas de minerais como diopsídio, actinolita, clorita, prehnita, sericita, biotita, epidoto e calcita. Também foram comparados espectros de rochas em diferentes graus de alteração intempérica, observando como este processo atenua e desloca as feições de minerais e pode dificultar sua identificação. Além disso, foram analisados espectros de solos da região, onde pode-se verificar a presença de feições de sericita e clorita. O segundo objetivo foi a criação de um mapa prospectivo de favorabilidade de ocorrência de skarns, através da técnica de lógica difusa (fuzzy), utilizando-se dados aerogeofísicos cedidos pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), em conjunto com os dados litológicos coletados na etapa de campo. Foram então utilizados os mapas magnetométricos de amplitude do sinal analítico, e gamaespectrométricos de razão U/K e Th/K, além do Fator F, no modelo que resultou no mapa prospectivo. Os dados foram normalizados e posteriormente cruzados, gerando um mapa de favorabilidade de ocorrência de skarns. Para efeito de teste, este mapa prospectivo foi comparado com 77 pontos de skarns, sendo classificados como depósitos, ocorrências e indícios minerais, dos quais 78% ocorrem em regiões de alta a média probabilidades. Analisando especificamente os depósitos, o índice de acertos é ainda maior, com 63% localizados em regiões de alta probabilidade, enquanto apenas 16% ocorrem em áreas de baixa probabilidade.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38780
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Geociências

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Hugo Marcelo Cordeiro Guimarães Filho.pdf6,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons