Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38929
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CUNHA, Kátia Silva | - |
dc.contributor.author | MACIEL, Bruna Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-23T23:22:05Z | - |
dc.date.available | 2020-12-23T23:22:05Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-27 | - |
dc.date.submitted | 2020-12-23 | - |
dc.identifier.citation | MACIEL, Bruna Gomes. Evasão e retenção: um estudo no curso de química licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2014. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38929 | - |
dc.description.abstract | As instituições de ensino superior vêm enfrentando sérios problemas de evasão e/ou repetência de alunos nos seus cursos, deste modo pesquisas acadêmicas buscam compreender as causas do aumento significativo do número de alunos que entram no Ensino Superior e evadem. Este estudo trata da retenção e evasão no curso de Química Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste, no período de 2009.2 a 2013.2 fazendo relação deste fenômeno com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Neste trabalho foi realizada pesquisa documental e de campo, com a utilização de um questionário estruturado respondido pelos discentes deste curso com a intenção de identificar os fatores que contribuem para que o discente seja retido e as dificuldades enfrentadas durante o curso, assim o procedimento utilizado nesta pesquisa exploratória de natureza qualitativa com amostra probabilística caracteriza um estudo de caso. Os dados analisados nesta pesquisa demonstra um elevado índice de reprovações em disciplinas não específicas (Calculo Diferencial e Integral I e II, Geometria Analítica) deste curso, mostrando a necessidade de alterações na grade curricular, uma vez que as disciplinas com maiores índices são do segundo período, esse fator influencia diretamente no distanciamento dos discentes no primeiro ano do curso. A análise também demonstrou a importância da profissionalização pelos discentes. | pt_BR |
dc.format.extent | 65p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Currículos | pt_BR |
dc.subject | Relações humanas | pt_BR |
dc.subject | Evasão universitária | pt_BR |
dc.title | Evasão e retenção: um estudo no curso de química licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450609T6 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Higher education institutions are facing serious problems of circumvention and/or repetition of students in their courses, thus academic research aims to understand the causes of the significant increase in the number of pupils entering higher education and evade. This study delas with the retention and avoidance in the course of chemistry degree Centro Acadêmico do Agreste, in the period of the 2013.2 doing this relationship 2009.2 phenomenon with the Pedagogic Project of the Course (PPC). This work was conducted documentary research and field, with the use of a structured questionnaire answered by students of this course with the intention of identifying the factors that contribute to the students is retained and difficulties faced during the course, so the procedure used in this exploratory research of qualitative nature with probabilistc sample features a case study. The data analyzed in this research demonstrates a high level of deprecations in this non-specific course disciplines, showing the need for changes in curriculum, since the subjects with highest rates are in the second period, this fator influences directly on the detachment of the students in the first year of the course. The analysis also demonstrated the importance of professionalisation by students. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACIEL, Bruna Gomes.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons