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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38929

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCUNHA, Kátia Silva-
dc.contributor.authorMACIEL, Bruna Gomes-
dc.date.accessioned2020-12-23T23:22:05Z-
dc.date.available2020-12-23T23:22:05Z-
dc.date.issued2014-08-27-
dc.date.submitted2020-12-23-
dc.identifier.citationMACIEL, Bruna Gomes. Evasão e retenção: um estudo no curso de química licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38929-
dc.description.abstractAs instituições de ensino superior vêm enfrentando sérios problemas de evasão e/ou repetência de alunos nos seus cursos, deste modo pesquisas acadêmicas buscam compreender as causas do aumento significativo do número de alunos que entram no Ensino Superior e evadem. Este estudo trata da retenção e evasão no curso de Química Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste, no período de 2009.2 a 2013.2 fazendo relação deste fenômeno com o Projeto Pedagógico do Curso (PPC). Neste trabalho foi realizada pesquisa documental e de campo, com a utilização de um questionário estruturado respondido pelos discentes deste curso com a intenção de identificar os fatores que contribuem para que o discente seja retido e as dificuldades enfrentadas durante o curso, assim o procedimento utilizado nesta pesquisa exploratória de natureza qualitativa com amostra probabilística caracteriza um estudo de caso. Os dados analisados nesta pesquisa demonstra um elevado índice de reprovações em disciplinas não específicas (Calculo Diferencial e Integral I e II, Geometria Analítica) deste curso, mostrando a necessidade de alterações na grade curricular, uma vez que as disciplinas com maiores índices são do segundo período, esse fator influencia diretamente no distanciamento dos discentes no primeiro ano do curso. A análise também demonstrou a importância da profissionalização pelos discentes.pt_BR
dc.format.extent65p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectRelações humanaspt_BR
dc.subjectEvasão universitáriapt_BR
dc.titleEvasão e retenção: um estudo no curso de química licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4450609T6pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4730855H2pt_BR
dc.description.abstractxHigher education institutions are facing serious problems of circumvention and/or repetition of students in their courses, thus academic research aims to understand the causes of the significant increase in the number of pupils entering higher education and evade. This study delas with the retention and avoidance in the course of chemistry degree Centro Acadêmico do Agreste, in the period of the 2013.2 doing this relationship 2009.2 phenomenon with the Pedagogic Project of the Course (PPC). This work was conducted documentary research and field, with the use of a structured questionnaire answered by students of this course with the intention of identifying the factors that contribute to the students is retained and difficulties faced during the course, so the procedure used in this exploratory research of qualitative nature with probabilistc sample features a case study. The data analyzed in this research demonstrates a high level of deprecations in this non-specific course disciplines, showing the need for changes in curriculum, since the subjects with highest rates are in the second period, this fator influences directly on the detachment of the students in the first year of the course. The analysis also demonstrated the importance of professionalisation by students.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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