Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorANJOS, José Ayron Lira dos-
dc.contributor.authorSIMÕES, Simone da Silva-
dc.date.accessioned2020-12-30T00:39:49Z-
dc.date.available2020-12-30T00:39:49Z-
dc.date.issued2014-08-25-
dc.date.submitted2020-12-29-
dc.identifier.citationSIMÕES, Simone da Silva. Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931-
dc.description.abstractO presente trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, no que se refere à sua natureza, e como uma análise documental em relação aos procedimentos aplicados. Foi motivado pela percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química Orgânica II, refletidas num contexto de reprovações. A pesquisa objetivou categorizar os tipos de erros apresentados pelos discentes a partir da análise documental do 1º exercício escolar da disciplina de Química Orgânica II do período de 2012.2 a 2014.1 referente aos conteúdos de aldeídos, cetonas e compostos aromáticos. Buscou-se ainda associar as categorias de erros às metodologias aplicadas pelos estudantes para resolução das questões apuradas a partir da aplicação de um questionário utilizando a escala de Likert. Observou-se que o maior quantitativo de erros é referente a erros de organização, seguido de execução e entrada, consequente da dificuldade apresentada pelos estudantes em entender o desenvolvimento da questão bem como traçar uma meta objetivada.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectQuímica orgânicapt_BR
dc.subjectErropt_BR
dc.subjectCogniçãopt_BR
dc.titleAvaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455685Y3pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769854P4pt_BR
dc.description.abstractxThis work appears as a descriptive qualitative research study, with regard to its nature, and as a documentary analysis regarding procedures. It was motivated by perception of the difficulties presented by the students of the Bachelor's Degree in Chemistry from the Centro Acadêmico do Agreste of the Universidade Federal de Pernambuco in learning the content of the discipline of Organic Chemistry II, reflected in a context of reprobations. The research aimed to categorize the types of errors made by students from the documentary analysis of the 1st exam of discipline of Organic Chemistry II (from 2012.2 to 2014.1) regarding the content of aldehydes, ketones and aromatic compounds. We sought to further associate the categories of errors to the methodologies applied by students to solve the issues determined from a questionnaire using a Likert scale. It was observed that the largest error's quantitative is related to errors in the organization, followed by execution and consequent entry of difficulty presented by the students to understand the development of the issue and outline an objectified goal.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Exatas e da Terra::Químicapt_BR
dc.degree.departamentNúcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduationQuímica - Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIMÕES, Simone da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons