Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931

Comparte esta pagina

Título : Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior.
Autor : SIMÕES, Simone da Silva
Palabras clave : Química - Estudo e ensino; Química orgânica; Erro; Cognição
Fecha de publicación : 25-ago-2014
Citación : SIMÕES, Simone da Silva. Avaliação do erro e análise do processo metacognitivo na aprendizagem de química orgânica: um estudo aplicado ao ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.
Resumen : O presente trabalho configura-se como uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo, no que se refere à sua natureza, e como uma análise documental em relação aos procedimentos aplicados. Foi motivado pela percepção das dificuldades apresentadas pelos alunos do curso de Licenciatura em Química do Centro Acadêmico do Agreste da Universidade Federal de Pernambuco na aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Química Orgânica II, refletidas num contexto de reprovações. A pesquisa objetivou categorizar os tipos de erros apresentados pelos discentes a partir da análise documental do 1º exercício escolar da disciplina de Química Orgânica II do período de 2012.2 a 2014.1 referente aos conteúdos de aldeídos, cetonas e compostos aromáticos. Buscou-se ainda associar as categorias de erros às metodologias aplicadas pelos estudantes para resolução das questões apuradas a partir da aplicação de um questionário utilizando a escala de Likert. Observou-se que o maior quantitativo de erros é referente a erros de organização, seguido de execução e entrada, consequente da dificuldade apresentada pelos estudantes em entender o desenvolvimento da questão bem como traçar uma meta objetivada.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38931
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SIMÕES, Simone da Silva.pdf1,29 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons