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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38932

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Título: Elaboração e aplicação de um jogo educacional em PowerPoint para auxiliar no ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico no ensino superior.
Autor(es): SILVA, Stterferson Emanoel da
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino; Equilíbrio químico; Jogos educativos; PowerPoint (Programa de computador)
Data do documento: 27-Ago-2014
Citação: SILVA, Stterferson Emanoel da. Elaboração e aplicação de um jogo educacional em PowerPoint para auxiliar no ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico no ensino superior. Caruaru: O Autor, 2014.
Abstract: As concepções e dificuldades dos alunos com relação ao conteúdo de equilíbrio químico vêm sendo estudadas em diversos níveis de ensino, sendo observado que muitos discentes demonstram dificuldades em aprender química, por não perceberem o significado ou a validade dos conteúdos químicos estudados. O ensino de equilíbrio químico é um dos temas que mais apresenta dificuldade do ponto de vista didático, devido entre outros fatores, ao alto nível de abstração. Assim, alguns tópicos deste conteúdo são considerados pelos professores como difíceis de serem ensinados. Diante destas dificuldades, é recomendado ao professor utilizar, além do livro didático, diferentes recursos como sistemas multimídia, a fim de elaborar materiais de apoio mais significativos no aprendizado dos alunos e dinamizar o processo de ensino-aprendizagem. Um bom exemplo a ser citado como recurso multimídia são os jogos computacionais. Pois, estes podem contribuir para uma melhor compreensão de conteúdos complexos, além de incentivar uma aprendizagem ativa, o desenvolvimento de habilidades e a colaboração entre os alunos. Deste modo, o objetivo deste trabalho foi elaborar um jogo educacional interativo, utilizando recursos básicos disponíveis no Microsoft Office PowerPoint 2013®, e aplicá-lo, a fim de avaliar seu desenvolvimento como ferramenta auxiliadora no processo de ensino-aprendizagem do conteúdo de equilíbrio químico. E também verificar sua aplicabilidade como instrumento de identificação das lacunas conceituais apresentadas por estudantes de graduação em química. Após aplicação, foi percebido que o jogo proporcionou a abertura de um espaço amplo e democrático para discutir as questões trabalhadas, favorecendo também o trabalho em grupo e uma aproximação na relação professor-aluno, de modo a facilitar a identificação das lacunas conceituais apresentadas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38932
Aparece nas coleções:TCC - Química - Licenciatura

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