Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38946
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Fábio Adriano Santos da | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-05T00:12:15Z | - |
dc.date.available | 2021-01-05T00:12:15Z | - |
dc.date.issued | 2015-02-25 | - |
dc.date.submitted | 2021-01-04 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do. Método colaborativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de função inorgânica. Caruaru: O Autor, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38946 | - |
dc.description.abstract | Contrapondo-se a cultura contemporânea de valorização do individualismo, a proposta desse trabalho se dedica a apresentar uma metodologia que prioriza o trabalho em equipe, no qual para obter o sucesso individual precisa que todos os integrantes desse grupo participem e procurem aprender o conteúdo. O objetivo desse trabalho é aplicar uma metodologia na conjectura teórico-metodológica da aprendizagem colaborativa utilizando o método Jigsaw como ferramenta para um ensino-aprendizagem de funções inorgânicas visando contribuir para o exercício da cidadania e estimular o trabalho em equipe no contexto escolar. Esse trabalho foi realizado numa abordagem qualitativa com características de estudo de caso com estudantes do 1º ano do ensino médio de uma escola particular do município de Caruaru-PE. O método Jigsaw consiste em separar os alunos em pequenos grupos base e cada integrante desse grupo fica responsável por uma parte do conteúdo de funções inorgânicas como ácidos, bases, sais ou óxidos. Posteriormente, os alunos dos grupos base que ficaram com a mesma parte do conteúdo são separados em outro grupo, que é chamado de grupos de especialistas. Esses grupos de especialistas estudam e discutem a sua parte do conteúdo e depois retornam ao grupo base para ensinar aos outros membros. Assim, todos aprendem todo o conteúdo e os alunos podem ser avaliados individualmente. Os dados analisados demonstraram que através da aprendizagem colaborativa no formato Jigsaw os alunos compreenderam o conteúdo de funções inorgânicas por intermédio do trabalho em equipe e avaliação dos alunos sobre essa metodologia indicou uma boa receptividade. Assim, acreditamos que as atividades colaborativas, especialmente aquelas no formato Jigsaw, podem ser realizadas com sucesso no ensino de funções inorgânicas, sendo relevantes para o aprendizado dos alunos. | pt_BR |
dc.format.extent | 80p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Química - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Trabalho de grupo na educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem em equipe na educação | pt_BR |
dc.title | Método colaborativo de aprendizagem Jigsaw no ensino de função inorgânica. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4461018A2 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706222Y9 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Opposed to contemporary culture of individualism appreciation, the proposal of this work is dedicated to present a methodology that emphasizes teamwork, which for individual success requires that all members of this group to participate and seek learning the content. The objective of this work is to apply a methodology in theoretical and methodological conjecture of collaborative learning using Jigsaw method as a tool for teaching and learning inorganic functions to contribute to the exercise of citizenship and encourage teamwork in the school context This work was done on a qualitative approach with case study features with students of 1st year of high school of a private school in Caruaru -PE municipality. The Jigsaw method aims to separate the students into small base groups and each member of that group is responsible for a portion of the content of inorganic functions such as acids, bases, salts or oxides. Later, students of the base groups which were in the same part of the contents are separated in another group, which is called expert groups. These groups of experts study and discuss their piece of content and then return to base group to teach other members. So everyone learns all content and students can be evaluated individually. The data showed that through collaborative learning in Jigsaw format students understood the content of inorganic function through teamwork and assessment of students on this methodology indicated a good response. Thus, we believe that collaborative activities, especially those in Jigsaw format , can be performed successfully in teaching inorganic functions, being relevant to the student's learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | ::Ciências Exatas e da Terra::Química | pt_BR |
dc.degree.departament | Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | Química - Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
NASCIMENTO, Kamila Teresa Oliveira do.pdf | 1,91 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons