Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRAYNER, Flávio Henrique Albert-
dc.contributor.authorBRAGA, Robson Aurélio Adelino-
dc.date.accessioned2021-01-07T18:13:26Z-
dc.date.available2021-01-07T18:13:26Z-
dc.date.issued2020-02-28-
dc.identifier.citationBRAGA, Robson Aurélio Adelino. Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986-
dc.description.abstractA tese pretende analisar elementos de uma concepção de educação que se expressa na obra de George Steiner visando avaliar a validade dos fundamentos filosóficos de sua perspectiva humanista e do sentido que os seus textos atribuem à presença da linguagem, da literatura e da leitura na educação. Tenta-se, assim evidenciar a relevância de Steiner para os estudos da educação a partir dos temas e problemáticas que sua obra impõe a uma reflexão no campo da filosofia da educação: o questionamento sobre a legitimidade dos fundamentos na educação, a tensão, acentuada no século XX na forma de uma crise, entre educação e modernidade e a indagação sobre o sentido das práticas educacionais ligadas à linguagem, à literatura e à leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação – Filosofia da Educaçãopt_BR
dc.subjectEducação - Humanismopt_BR
dc.subjectGeorge Steinerpt_BR
dc.subjectEducação - leiturapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleHumanismo, leitura e educação na obra de George Steinerpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0020573520944542pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0395265190671613pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe thesis intends to analyze elements of a concept of education that is expressed in the work of George Steiner, aiming to evaluate the validity of the philosophical foundations of his humanist perspective and the meaning that his texts attribute to the presence of language, literature and reading in education. In this way, we try to highlight Steiner's relevance to education studies based on the themes and problems that his work imposes for reflection in the field of philosophy of education: the questioning about the legitimacy of the foundations in education, the tension, accentuated in the 20th century in the form of a crisis, between education and modernity and the question about the meaning of educational practices linked to language, literature and reading.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Robson Aurélio Adelino Braga.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons