Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BRAYNER, Flávio Henrique Albert | - |
dc.contributor.author | BRAGA, Robson Aurélio Adelino | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:13:26Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:13:26Z | - |
dc.date.issued | 2020-02-28 | - |
dc.identifier.citation | BRAGA, Robson Aurélio Adelino. Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986 | - |
dc.description.abstract | A tese pretende analisar elementos de uma concepção de educação que se expressa na obra de George Steiner visando avaliar a validade dos fundamentos filosóficos de sua perspectiva humanista e do sentido que os seus textos atribuem à presença da linguagem, da literatura e da leitura na educação. Tenta-se, assim evidenciar a relevância de Steiner para os estudos da educação a partir dos temas e problemáticas que sua obra impõe a uma reflexão no campo da filosofia da educação: o questionamento sobre a legitimidade dos fundamentos na educação, a tensão, acentuada no século XX na forma de uma crise, entre educação e modernidade e a indagação sobre o sentido das práticas educacionais ligadas à linguagem, à literatura e à leitura. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | FACEPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação – Filosofia da Educação | pt_BR |
dc.subject | Educação - Humanismo | pt_BR |
dc.subject | George Steiner | pt_BR |
dc.subject | Educação - leitura | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0020573520944542 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0395265190671613 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | The thesis intends to analyze elements of a concept of education that is expressed in the work of George Steiner, aiming to evaluate the validity of the philosophical foundations of his humanist perspective and the meaning that his texts attribute to the presence of language, literature and reading in education. In this way, we try to highlight Steiner's relevance to education studies based on the themes and problems that his work imposes for reflection in the field of philosophy of education: the questioning about the legitimacy of the foundations in education, the tension, accentuated in the 20th century in the form of a crisis, between education and modernity and the question about the meaning of educational practices linked to language, literature and reading. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Robson Aurélio Adelino Braga.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons