Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986
Compartilhe esta página
Título: | Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner |
Autor(es): | BRAGA, Robson Aurélio Adelino |
Palavras-chave: | Educação – Filosofia da Educação; Educação - Humanismo; George Steiner; Educação - leitura; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BRAGA, Robson Aurélio Adelino. Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. |
Abstract: | A tese pretende analisar elementos de uma concepção de educação que se expressa na obra de George Steiner visando avaliar a validade dos fundamentos filosóficos de sua perspectiva humanista e do sentido que os seus textos atribuem à presença da linguagem, da literatura e da leitura na educação. Tenta-se, assim evidenciar a relevância de Steiner para os estudos da educação a partir dos temas e problemáticas que sua obra impõe a uma reflexão no campo da filosofia da educação: o questionamento sobre a legitimidade dos fundamentos na educação, a tensão, acentuada no século XX na forma de uma crise, entre educação e modernidade e a indagação sobre o sentido das práticas educacionais ligadas à linguagem, à literatura e à leitura. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Educação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Robson Aurélio Adelino Braga.pdf | 1,79 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons