Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986

Compartilhe esta página

Título: Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner
Autor(es): BRAGA, Robson Aurélio Adelino
Palavras-chave: Educação – Filosofia da Educação; Educação - Humanismo; George Steiner; Educação - leitura; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 28-Fev-2020
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRAGA, Robson Aurélio Adelino. Humanismo, leitura e educação na obra de George Steiner. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
Abstract: A tese pretende analisar elementos de uma concepção de educação que se expressa na obra de George Steiner visando avaliar a validade dos fundamentos filosóficos de sua perspectiva humanista e do sentido que os seus textos atribuem à presença da linguagem, da literatura e da leitura na educação. Tenta-se, assim evidenciar a relevância de Steiner para os estudos da educação a partir dos temas e problemáticas que sua obra impõe a uma reflexão no campo da filosofia da educação: o questionamento sobre a legitimidade dos fundamentos na educação, a tensão, acentuada no século XX na forma de uma crise, entre educação e modernidade e a indagação sobre o sentido das práticas educacionais ligadas à linguagem, à literatura e à leitura.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38986
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Educação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Robson Aurélio Adelino Braga.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons