Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MOREIRA, Augusto César Lima | - |
dc.contributor.author | BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-07T18:26:41Z | - |
dc.date.available | 2021-01-07T18:26:41Z | - |
dc.date.issued | 2020-03-13 | - |
dc.identifier.citation | BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento. Contextualização de modelos teóricos: um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991 | - |
dc.description.abstract | Esta pesquisa apresenta um estudo que teve como principal objetivo: analisar quais as concepções de essência do conhecimento que os professores apresentam ao correlacionar teoria e realidade. Nesse sentido, apresentamos as discussões sobre a influência de concepções da natureza da ciência na prática docente (MASSONI; MOREIRA, 2014; HARRES, 1999). A importância da natureza da ciência na formação docente para a mudança de concepção (MOREIRA; MASSONI; OSTERMANN, 2007; EL HANI; TAVARES, ROCHA; 2016), a contextualização no ensino de ciências (BRASIL, 2016; RICARDO, 2010) e o livro didático na prática docente (CHOPPIN, 2004; LAJOLO, 2008). A fundamentação teórica aborda as visões de mundo da essência do conhecimento – realismo (ingênuo, natural e crítico), fenomenalismo e idealismo (HESSEN,1999); e o processo de modelização, no que tange a relação modelo teórico e realidade, para conceituar a contextualização de modelos teóricos (BUNGE, 1974). Com uma abordagem qualitativa e de campo (MINAYO, 2015), teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (LAKATOS, 2010) e para o tratamento de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), no que se refere a construção de categorias descritivas. Identificamos que metade dos professores se enquadraram na categoria de realismo natural e a outra metade na categoria de realismo crítico. A contextualização de modelos teóricos por professores com a concepção de realismo natural, apresenta os modelos teóricos em situações do cotidiano sem considerar o objeto-modelo, além disso, os professores apresentarem certa necessidade de encontrar na realidade os contextos abordados no livro didático. Enquanto, a realizada por professores com a concepção de realismo crítico considera o objeto-modelo e os professores não apresentam elementos de dependência dos contextos abordados no livro. Com isso, percebemos nos professores com a concepção de realismo natural tem maior dificuldade para relacionar teoria e realidade, manifestando a necessidade de abordagem sobre a natureza da ciência nas formações continuadas. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Professores de Física - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Teoria do conhecimento | pt_BR |
dc.subject | Realidade | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.subject | Conhecimento e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Educação básica - Caruaru (PE) | pt_BR |
dc.title | Contextualização de modelos teóricos : um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9091347728158299 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5231814679023337 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao em Ciencias e Matematica | pt_BR |
dc.description.abstractx | This research presents a study that had as main objective: to analyze what the conceptions of essence of knowledge that the teachers present when correlating theory and reality. In this sense, we present the discussions about the influence of conceptions of the nature of science in teaching practice (MASSONI; MOREIRA, 2014; HARRES, 1999). The importance of the nature of science in teacher education for the change of conception (MOREIRA; MASSONI; OSTERMANN, 2007; EL HANI; TAVARES; ROCHA, 2016), contextualization in science education (BRASIL, 2016; RICARDO, 2010) and the didactic book in teaching practice (CHOPPIN, 2004; LAJOLO, 2008). The theoretical foundation addresses the world views of the essence of knowledge - realism (naive, natural and critical), phenomenalism and idealism (HESSEN, 1999); and the modeling process, regarding the relationship between theoretical model and reality, to conceptualize the contextualization of theoretical models (BUNGE, 1974). With a qualitative and field approach (MINAYO, 2015), the semi-structured interview (LAKATOS, 2010) was used as a data collection instrument and content analysis (BARDIN, 2011) for data treatment, regarding construction descriptive categories. We identified that half of the teachers fell into the category of natural realism and the other half in the category of critical realism. The contextualization of theoretical models by teachers with the conception of natural realism, presents theoretical models in everyday situations without considering the model object, in addition, teachers present a certain need to find in reality the contexts covered in the textbook. Meanwhile, the one performed by teachers with the concept of critical realism considers the model object and the teachers do not present elements of dependence on the contexts covered in the book. With this, we perceive in the teachers with the conception of natural realism have greater difficulty to relate theory and reality, expressing the need to approach the nature of science in continuing education. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paula Juliane Nascimento Bizarria.pdf | 966,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons