Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991

Comparte esta pagina

Título : Contextualização de modelos teóricos : um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica
Autor : BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento
Palabras clave : Professores de Física - Caruaru (PE); Teoria do conhecimento; Realidade; Prática de ensino - Caruaru (PE); Conhecimento e aprendizagem; Educação básica - Caruaru (PE)
Fecha de publicación : 13-mar-2020
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento. Contextualização de modelos teóricos: um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Resumen : Esta pesquisa apresenta um estudo que teve como principal objetivo: analisar quais as concepções de essência do conhecimento que os professores apresentam ao correlacionar teoria e realidade. Nesse sentido, apresentamos as discussões sobre a influência de concepções da natureza da ciência na prática docente (MASSONI; MOREIRA, 2014; HARRES, 1999). A importância da natureza da ciência na formação docente para a mudança de concepção (MOREIRA; MASSONI; OSTERMANN, 2007; EL HANI; TAVARES, ROCHA; 2016), a contextualização no ensino de ciências (BRASIL, 2016; RICARDO, 2010) e o livro didático na prática docente (CHOPPIN, 2004; LAJOLO, 2008). A fundamentação teórica aborda as visões de mundo da essência do conhecimento – realismo (ingênuo, natural e crítico), fenomenalismo e idealismo (HESSEN,1999); e o processo de modelização, no que tange a relação modelo teórico e realidade, para conceituar a contextualização de modelos teóricos (BUNGE, 1974). Com uma abordagem qualitativa e de campo (MINAYO, 2015), teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (LAKATOS, 2010) e para o tratamento de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), no que se refere a construção de categorias descritivas. Identificamos que metade dos professores se enquadraram na categoria de realismo natural e a outra metade na categoria de realismo crítico. A contextualização de modelos teóricos por professores com a concepção de realismo natural, apresenta os modelos teóricos em situações do cotidiano sem considerar o objeto-modelo, além disso, os professores apresentarem certa necessidade de encontrar na realidade os contextos abordados no livro didático. Enquanto, a realizada por professores com a concepção de realismo crítico considera o objeto-modelo e os professores não apresentam elementos de dependência dos contextos abordados no livro. Com isso, percebemos nos professores com a concepção de realismo natural tem maior dificuldade para relacionar teoria e realidade, manifestando a necessidade de abordagem sobre a natureza da ciência nas formações continuadas.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Paula Juliane Nascimento Bizarria.pdf966,76 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons