Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991
Compartilhe esta página
Título: | Contextualização de modelos teóricos : um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica |
Autor(es): | BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento |
Palavras-chave: | Professores de Física - Caruaru (PE); Teoria do conhecimento; Realidade; Prática de ensino - Caruaru (PE); Conhecimento e aprendizagem; Educação básica - Caruaru (PE) |
Data do documento: | 13-Mar-2020 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BIZARRIA, Paula Juliane Nascimento. Contextualização de modelos teóricos: um estudo sobre a concepção de essência do conhecimento em professores de Física da educação básica. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. |
Abstract: | Esta pesquisa apresenta um estudo que teve como principal objetivo: analisar quais as concepções de essência do conhecimento que os professores apresentam ao correlacionar teoria e realidade. Nesse sentido, apresentamos as discussões sobre a influência de concepções da natureza da ciência na prática docente (MASSONI; MOREIRA, 2014; HARRES, 1999). A importância da natureza da ciência na formação docente para a mudança de concepção (MOREIRA; MASSONI; OSTERMANN, 2007; EL HANI; TAVARES, ROCHA; 2016), a contextualização no ensino de ciências (BRASIL, 2016; RICARDO, 2010) e o livro didático na prática docente (CHOPPIN, 2004; LAJOLO, 2008). A fundamentação teórica aborda as visões de mundo da essência do conhecimento – realismo (ingênuo, natural e crítico), fenomenalismo e idealismo (HESSEN,1999); e o processo de modelização, no que tange a relação modelo teórico e realidade, para conceituar a contextualização de modelos teóricos (BUNGE, 1974). Com uma abordagem qualitativa e de campo (MINAYO, 2015), teve como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada (LAKATOS, 2010) e para o tratamento de dados a análise de conteúdo (BARDIN, 2011), no que se refere a construção de categorias descritivas. Identificamos que metade dos professores se enquadraram na categoria de realismo natural e a outra metade na categoria de realismo crítico. A contextualização de modelos teóricos por professores com a concepção de realismo natural, apresenta os modelos teóricos em situações do cotidiano sem considerar o objeto-modelo, além disso, os professores apresentarem certa necessidade de encontrar na realidade os contextos abordados no livro didático. Enquanto, a realizada por professores com a concepção de realismo crítico considera o objeto-modelo e os professores não apresentam elementos de dependência dos contextos abordados no livro. Com isso, percebemos nos professores com a concepção de realismo natural tem maior dificuldade para relacionar teoria e realidade, manifestando a necessidade de abordagem sobre a natureza da ciência nas formações continuadas. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/38991 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paula Juliane Nascimento Bizarria.pdf | 966,76 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons