Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39031
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | GRIGOLETTO, Evandra | - |
dc.contributor.author | MEDEIROS, Dayvyd Lavaniery Marques de | - |
dc.date.accessioned | 2021-01-11T18:23:33Z | - |
dc.date.available | 2021-01-11T18:23:33Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-27 | - |
dc.identifier.citation | MEDEIROS, Dayvyd Lavaniery Marques de. O discurso sobre a Educação Profissional na virada do século XX: o funcionamento das designações de educação e seus deslizamentos de sentido. 2020. Tese (Doutorado em Letras) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/39031 | - |
dc.description.abstract | As leis que incidem sobre a Educação Profissional (EP) no Brasil têm cumprido um papel determinante nos rumos que essa modalidade tomou no último século. Dessa forma, a EP cumpriu um papel bem determinado, que vai desde a formação da classe mais pobre para os postos de trabalho no início do século XX, com as escolas de aprendizes e artífices, até, mais recentemente, a partir de uma ação pautada em lei, uma formação que considere, além da dimensão técnica, a formação humana que está atrelada, por exemplo, ao Ensino Médio Integrado e à Educação Profissional. Considerando esse contexto, a presente pesquisa tem como objetivo central analisar o discurso sobre a EP, a partir do marco legal que a acompanha na virada do século XX, no período compreendido entre o ano de 1994 e o ano de 2017, observando os deslizamentos de sentido que foram aparecendo nesse espaço temporal em torno da designação educação e sua relação com o trabalho. Inserida no escopo da Linguística, esta tese tem como o objeto de estudo o discurso sobre a Educação Profissional na virada do século XX e está sustentada pelos princípios teórico-metodológicos da análise do discurso pecheuxtiana (PÊCHEUX, 1990, 1995, 1997a, 1997b, 1997c; COURTINE, 2005, 2009; GRIGOLETTO, 2005a , 2005b; INDURSKY, 2008, 2011), em diálogo com autores do campo da educação profissional (COSTA, 2012; FRIGOTTO, 2005; KUENZER, 2007), e outras áreas do conhecimento (GUIMARÃES, 2017). Tendo como corpus empírico o marco legal formado pelos seguintes textos de lei: Lei Federal 8.948/94; Lei Federal 11.892/2008; Decreto Federal 2.208/97; Decreto Federal 5.154/2004; Lei Federal 13.415/2017, foram mobilizadas, nas análises, as noções, sobretudo de designação e deslizamento de sentido, a partir do mapeamento de estruturas morfossintáticas nas quais o termo educação aparecia nessas leis. As análises apontam que o discurso sobre a EP, a partir desse funcionamento da designação educação, é o de uma modalidade que, na virada do século, nos anos de 1990, esteve dentro dos interesses do modo de produção capitalista, oferecendo uma educação alinhada à necessidade de mercado, formando trabalhadores numa lógica partitiva de modo a inseri-los nos postos de trabalho, tornando-os úteis às engrenagens do capital; já, no início dos anos 2000, essa educação apresenta uma proposta articuladora e mais voltada a uma formação humana que considerasse as dimensões do saber e do fazer, entretanto, não foi capaz de transformar a macrorrealidade, mas dessa vez encontra nas ações do Estado o interesse de que essa transformação pudesse ser possível. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | DINTER IFRN/UFPE | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Designação de educação | pt_BR |
dc.subject | Deslizamentos de sentido | pt_BR |
dc.title | O discurso sobre a Educação Profissional na virada do século XX: o funcionamento das designações de educação e seus deslizamentos de sentido | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6522332923719790 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1732335820166339 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Letras | pt_BR |
dc.description.abstractx | The laws that affect Professional Education (PE) in Brazil have played a decisive role in the directions that this modality has taken in the last century. Thus, the PE fulfilled a very determinant role, ranging from the training of the poorest class to the workplace in the early twentieth century, with schools of apprentices and craftsmen, until more recently, from an action based on law, an educational training that considers both the technical dimension and the human formation, for example, the High School Integrated to Professional Education. Considering this context, this research has as its main aim to analyze the discourse on PE, from the legal framework that accompanies it at the turn of the 20th century, in the period between 1994 and 2016, observing the slips of meaning that have appeared in this time, about the designation education and its relationship with work. Inserted in the scope of Linguistics, this thesis has as its object of study de discourse on Professional Education at the turn of the 20th century and is supported by the theoretical and methodological principles of the Pecheuxian discourse analysis (PÊCHEUX,1990, 1995, 1997a, 1997b, 1997c; COURTINE, 2005, 2009; GRIGOLETTO, 2005a, 2005b; INDURSKY, 2008, 2011) in dialogue with authors from the field of professional education (COSTA, 2012; FRIGOTTO, 2005; KUENZER, 2007) and other areas of knowledge (GUIMARÃES, 2017), and it has the legal framework as an empirical corpus formed by the following laws and decrees: Federal Law No. 8,948/1994; Federal Law No. 11,892/2008; Federal Decree No. 2,208/1997; Federal Decree No. 5,154/2004; Federal Law No. 13,415/2017. In the analyses, notions, mainly of designation and slip of meaning, were mobilized from the mapping of morphosyntactic structures in which the term education appeared in those laws. The analyses show that the discourse on PE, based on this functioning of the designation education, is of a modality that, at the turn of the century, in the 1990s, was within the interests of the capitalist mode of production, offering an education aligned to the needs of the labor market, training workers in a partitive logic in order to insert them into jobs, making them useful to the gears of the capital; on the other hand, in the early 2000s, this education presents an articulated proposal, more focused on a human formation that considered the dimensions of knowing and doing; however, this was not able to transform the macroreality, but this time it finds in the actions of the State the interest that this transformation could be possible. | pt_BR |
dc.description.abstractx | Las leyes que indicen en la Educación Profesional (EP) en Brasil han tenido un rol determinante en los rumbos que esta modalidad ha tomado en el último siglo. De esta forma, la EP tuvo un papel determinado, que va desde la formación de la clase más pobre para los puestos de trabajo en el inicio del siglo XX, con las escuelas de aprendices y artífices, hasta, mas recientemente, a partir de una acción basada en ley, una formación que considere, además de la dimensión técnica, la formación humada que está relacionada, por ejemplo, a la Enseñanza Media Integrada a la Educación Profesional. Considerando ese contexto, la presente investigación tiene como objetivo central analizar el discurso sobre la EP, a partir del marco legal que la acompaña en el cambio del siglo XX, en el período comprendido entre el año de 1994 y el año de 2016, y observaremos los deslizamientos de sentido que han ido apareciendo en el espacio temporal alrededor de la designación y su relación con el trabajado. Insertada en el campo de la Lingüística, esta tesis tiene como objeto de estúdio el discurso sobre La Educación Professional en el cambio del siglo XX y se basa en los principios teórico-metodológicos del análisis del discurso pecheuxtiana (PÊCHEUX,1990, 1995, 1997A/1997B/1997C; COURTINE, 2005/2009; GRIGOLETTO,2005A/2005B; INDURSKY 2008/2011) en diálogo con autores del área de la educación profesional (COSTA,2012; FRIGOTTO,2005; KUENZER,2007) y otras esferas del conocimiento (GUIMARÃES,2017) y, tiene como corpus empírico el marco legal formado por los siguientes textos de ley: Ley Federal 8.948/94; Ley Federal 11.892/2008; Decreto Federal 2.208/97; Decreto Federal 5.154/2004; Ley Federal 13.415/2017, han sido movilizadas, en los análisis, sobre todo las nociones de deslizamientos de sentido y designación, a partir del mapeo de estructuras morfosintácticas en las cuales el término educación aparecía en esas leyes. Los análisis señalan que el discurso sobre la EP, a partir de ese funcionamiento de la designación de educación, es el de una modalidad que, en el cambio del siglo, en los años 1990, estuvo dentro de los intereses del modo de producción capitalista, el cual ofrecía una educación alineada a la necesidad de mercado y formaba trabajadores desde una lógica partitiva de modo que los insertaba en los puestos de trabajo y los hacía útiles a los engranajes del capital; ya, en el inicio de los años 2000, esa educación presenta una propuesta articuladora y más relacionada a una formación humana que considerara las dimensiones del saber y del hacer, sin embargo, no ha sido capaz de transformar la macrorrealidad, pero de esta vez encuentra en las acciones del Estado el interés de que esa transformación llegara a ser posible. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Linguística |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Dayvyd Lavaniery Marques de Medeiros.pdf | 1,2 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons